Pecuária

Mercado de ovos apresenta evolução atual bem superior à média de anos anteriores

20/08/2015

Embora o mercado de ovos comece a apresentar os sinais específicos de uma segunda quinzena, ou seja, queda no poder aquisitivo do consumidor e lentidão nas vendas, o preço da caixa de ovos no mercado paulista permanece cotado, em média, a R$62,00.

É certo que as condições de mercado tendem a ficar mais difíceis até o encerramento do mês e, segundo a Jox Assessoria Agropecuária, já começaram as promoções para dar mais vazão à mercadoria. E isso, pode se refletir nas margens de preço.

Acompanhamento da evolução diária, indica haver aumento de 5% sobre o preço praticado na abertura do mês. A situação é bem melhor que a alcançada em agosto de 2014 ou em comparação a um período maior, agosto dos últimos 7 anos.

Em 2014 houve crescimento pouco inferior a 4% e, no final da quinzena, a cotação entrou em declínio acentuado encerrando o mês valendo, apenas, cerca de 80% do preço praticado na abertura. Foi um momento difícil para o setor.

O histórico dos últimos 7 anos demonstra que, na média, o preço reage nos primeiros dez dias do mês e atinge aumento próximo de 7% em relação à abertura. Em seguida, passa por constante declínio, encerrando o mês valendo cerca de 95% do preço alcançado na abertura.

A princípio não se percebe no mercado indicadores que justifiquem uma queda acentuada no preço da caixa de ovos até o encerramento do mês, como a ocorrida no ano passado. Por outro lado, o produtor tem convivido com aumento sensível nas matérias-primas básicas, milho e farelo de soja, além de outros itens do custo. E isso precisa ser levado em consideração nos negócios efetuados.

Fonte: Avisite