Pecuária

Melhorar geneticamente o gado de corte aumenta a rentabilidade

Os novos rumos da economia mundial provocam, com frequência, grandes mudanças nos setores produtivos. Genética, alimentação e sanidade são considerados os fundamentos básicos para o incremento da produtividade da pecuária de corte, sendo os animais de maior potencial genético responsáveis  pelos melhores  resultados na criação.

Para adaptar-se a essa dinâmica, os pecuaristas necessitam utilizar tecnologia capaz de maximizar a produtividade com a melhor relação custo/benefício. Para tal, os produtores dispõem de programas de melhoramento genético bem elaborados, que permitem identificar os melhores animais, ou seja, aqueles de maior potencial genético.

O objetivo do melhoramento é conseguir fazer com que os animais de um rebanho tenham, cada vez mais, características positivas de produção. Isso pode ser conseguido com técnicas que vão interferir no processo de reprodução, especificamente na escolha de reprodutores a serem acasalados, para que, ao longo do tempo, a herança de características positivas seja maior que a de negativas.

Como exemplo, podemos citar a capacidade das matrizes em desmamar bezerros mais pesados. Recebendo exatamente o mesmo manejo, uma vaca consegue, sistematicamente, desmamar bezerros mais pesados do que suas companheiras de rebanho, assim, contribuindo para uma maior rentabilidade da fase de cria. O pecuarista, certamente, gostaria de ter essa característica, senão em todas, na  maior parte das matrizes de seu rebanho.

Acompanhe o efeito do peso à desmama sobre a produtividade, em detalhes, no vídeo, além dos tópicos de grande importância no melhoramento genético do gado de corte abordados no curso “Melhoramento Genético de Gado de Corte”, elaborado pelo  CPT – Centro de Produções Técnicas.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Quanto maior o estágio de melhoramento genético do animal, na Pecuária de Corte, melhor será o resultado da produção.

Fonte: http://www.portalagropecuario.com.br/bovinos/pecuaria-de-corte/melhorar-geneticamente-gadodecorte-aumenta-rentabilidade/