Trigo

Melhora das condições climáticas favorece recuperação do trigo no RS

Publicado em 07/08/2015

 

As condições meteorológicas registradas nos últimos dias, com boa luminosidade e temperaturas amenas, favorecem a recuperação das lavouras de trigo no Rio Grande do Sul, melhorando sua coloração e perfilhamento. O comentário é da Emater/RS, que em seu boletim semanal de conjuntura destaca que a condição de normalidade do clima também contribui para o estado fitossanitário das lavouras, impedindo um maior avanço das doenças foliares e pragas, embora alguns produtores já tenham iniciado, por precaução, aplicação de fungicidas.

Segundo os técnicos da Emater/RS, no momento os produtores intensificam a aplicação de fertilizantes nitrogenados nas lavouras, principalmente nas áreas implantadas no início do mês de julho e que sofreram estresse devido às pesadas chuvas ocorridas durante o período. Eles observam que as lavouras semeadas em fins de maio e início de junho começam agora a entrar na fase reprodutiva (floração), que é muito suscetível às alterações climáticas, como geadas fortes e excesso de chuva. A Emater/RS estima que atualmente cerca de 2% das lavouras estejam nessa situação. Na safra passada este percentual era de 1% e média esse percentual deveria alcançar 3%.

Milho

Na análise do mercado de milho, os técnicos da Emater/RS comentam que o clima seco desta semana favoreceu oinício do plantio da safra 2015/2016, especialmente nos municípios das Missões e Fronteira Noroeste, próximos ao Vale do Rio Uruguai. Segundo eles, nesses municípios se constata uma tendência de perda de área do milho para a soja. “Em alguns casos há estimativas que ultrapassam os 10% em relação ao ano passado”, dizem eles.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Fonte: Revista Globo Rural