Curiosidades

Melão: incremento de produtividade e qualidade para atender ao mercado internacional

22/09/2016

Aparência e sabor estão entre os principais pontos avaliados pelo mercado externo

Em 2015, o melão foi a fruta mais exportada pelo país com 223,74 mil toneladas embarcadas, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). A cultura está entre as principais produzidas na região nordeste do Brasil e exige dos produtores diversas práticas de manejo que atendam às altas exigências do mercado internacional, como a padronização do fruto, a aparência e o sabor.

O gerente agrícola Mardônio Moreira, da CMR Brasil, de Jandaíra (RN), empresa especializada na produção de melão variedade “pele de sapo” para mercados da Europa, principalmente Espanha, explica que a aplicação de micronutrientes, e o uso de produtos à base de aminoácidos e microrganismos contribuem para o equilíbrio nutricional da planta, impactando na produção, qualidade e pós-colheita da fruta.

“A fruta não tem que ser boa apenas quando é colhida. Na exportação, da data da colheita até chegar à mesa do consumidor, temos em média de 25 a 30 dias. Então precisamos de um fruto com uma boa qualidade pós-colheita, uma boa capacidade de prateleira para suportar todo esse tempo”, afirma Mardônio. O gerente ainda destaca que as soluções naturais permitiram melhor pegamento do fruto gerando uniformidade na produção.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Alltech Crop Science, Antônio de Pádua, isso acontece porque os produtos reduzem o estresse causado por adversidades ambientais e aumentam os caracteres produtivos da planta. “É o trabalho que chamamos de Pegamento, Padronização e Crescimento (PPC) que auxilia nesse cenário de qualidade elevada. Além disso, os produtos biológicos, por terem origem natural, não prejudicam o meio-ambiente, mantendo o equilíbrio meio e planta”, finaliza.

Expofruit

Entre os dias 21 e 23 de setembro, os produtores de fruta do nordeste brasileiro e demais regiões se reúnem para debater e conhecer as principais novidades do segmento, durante a Expofruit 2016 – Feira Internacional da Fruticultura Irrigada. Em mais um ano de participação, a Alltech Crop Science traz a parceria com a Crop Agrícola, distribuidor na região, para o estande no evento. Segundo Pádua, a feira tradicional é importante, pois permite negociação entre produtores e importadores.

Serviço – Expofruit 2016

Data: De 21 a 23 de setembro
Horário: Das 18h às 23h
Local: Centro de Exposição e Eventos (Expocenter) – Mossoró (RN)
Site: http://www.expofruit.com.br/

Fonte: Agrolink