Mato-grossenses conhecerão cooperativas agrícolas dos EUA

Uma comitiva de dirigentes e executivos de cooperativas em Mato Grosso viajará para os Estados Unidos de 10 a 16 de agosto. Eles participarão do segundo módulo do curso de governança cooperativa organizado pelo Fórum de Dirigentes de Cooperativas do Agronegócio de Mato Grosso. A programação será realizada na Universidade de Missouri e terá aulas teóricas e práticas, com visitas às cooperativas agrícolas da região.
“O intercâmbio será importante para vermos como as cooperativas norte-americanas se organizam e têm sucesso. A intenção é voltar com ideias viáveis para aplicar em Mato Grosso”, diz Cid Sanches, gerente de Planejamento da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).
A preparação para este intercâmbio começou em 2011, com o diagnóstico da situação das cooperativas agropecuárias e a realização de fóruns e cursos. “Depois do curso de governança para o agronegócio, que foi o primeiro módulo, continuamos o treinamento com esta viagem”, conta Fábio Chaddad, professor da Universidade de Missouri.
A Aprosoja-MT fomentou, junto com outras entidades como o Sistema OCB-MT, a criação do Fórum de Dirigentes para trabalhar a governança e gestão das cooperativas do estado. “Muitas cooperativas de Mato Grosso estavam discutindo negócios, como comprar mais e melhor, porém faltava uma orientação para melhorar a administração destas entidades. O Fórum trouxe este conhecimento”, explica o diretor administrativo da Aprosoja-MT, Nelson Piccoli.

Fonte: A Tribuna/MT