Milho

Mapa vai desenvolver esforços para canalizar recursos à construção de silo no Acre

30/07/2015

A pedido do governador do Acre, Tião Viana, a ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) disse nesta quinta-feira (30) que vai desenvolver esforços para canalizar recursos ao governo daquele estado para construção de um novo silo na região.

O Acre vem ampliando a produção de grãos nos últimos anos. Por isso, há necessidade de aumentar a capacidade de armazenamento. Tião Viana afirmou que a parceria com o Mapa para construção de um novo silo será motivo de comemoração no estado.

O governo estadual enviará ao Mapa nos próximos dias o projeto do empreendimento, no qual detalhará os custos da obra.

A convite do governador, a ministra confirmou sua presença na inauguração, em setembro, do Frigorífico de Exportação de Suínos Dom Porquito, em Brasileia (AC). A empresa, assinalou Tião Viana, será um dos frigoríficos de suínos mais modernos do país, com capacidade de abater 900 animais por turno.

“Nosso governo tem financiado, por meio de parceria público-privada, um projeto de suinocultura na região do Alto Acre”, acrescentou o governador. “Queremos aproveitar a Rodovia Interoceânica para exportar para Bolívia, Peru, Equador, Colômbia”, completou.

Kátia Abreu ressaltou a necessidade de ampliar as parcerias comerciais com os países vizinhos do Acre. Disse que o Ministério da Agricultura está desenhando um projeto para alavancar a produção e a exportação de peixes na Região Norte.

“Pensamos em criar uma identificação geográfica para o peixe da Amazônia, o que agrega valor ao produto. Vamos também trabalhar a logística da região para levar esse produto a outros estados brasileiros e outros países. O Ministério da Pesca e da Aquicultura está conosco nesse projeto”, afirmou a ministra.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento