Pecuária

Mapa recebe Missão Cubana para ampliação de mercado

13/05/2014

Cubanos buscam possível habilitação de novos estabelecimentos para exportação de carne e lácteos

A Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebeu na segunda-feira (12/5) representantes da autoridade sanitária de Cuba para realizar visitas em estabelecimentos fabricantes de produtos lácteos e carne bovina no país.

A missão cubana avaliará as condições higiênico-sanitárias das fábricas que pretendem exportar no Brasil. “As habilitações concedidas pelo governo de Cuba têm um prazo de vigência pré-determinado e periodicamente esta missão é realizada para acompanhar as condições dos estabelecimentos e manter a comercialização dos produtos de origem animal”, afirma o diretor substituto do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), Clóvis Serafini.

Os auditores da missão farão visita a 36 estabelecimentos processadores de carne bovina e 14 de produtos lácteos situados na região Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. A reunião final acontecerá no dia 6 de junho, no Mapa.

Os inspetores apresentarão ao Ministério, no prazo de 30 dias, um relatório oficial contendo as principais observações durante a missão e a decisão quanto às habilitações dos estabelecimentos visitados.

Fonte: Min. da Agricultura, Pecuária e Abastecimento