Pecuária

Mapa lança manual de conduta para competições equestres

03/09/2015

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou esta semana o Manual de Boas Práticas para o Bem-Estar Animal em Competições Equestres. Ele traz orientações gerais, como o cuidado na conduta dos esportistas e com as instalações, as regras de transporte dos animais, o controle de uso de substâncias melhoradoras de desempenho (antidoping) e métodos de treinamento dos animais.

“Os principais desafios de bem-estar animal são decorrentes da falta de conhecimento científico e das melhores práticas para com os animais. Por isso, o primeiro passo é divulgar as boas práticas e capacitar as pessoas responsáveis para identificar e prevenir problemas”, diz a coordenadora de Bem-Estar Animal do Mapa, Lizie Buss. Para enfrentar esses desafios, a Câmara Setorial de Equideocultura e a Comissão de Técnica Permanente de Bem-Estar Animal do Mapa estavam elaborando o manual.

O uso de equipamentos adequados, os cuidados para treinamento dos equinos e o regulamento nas competições estão entre os principais temas do manual. Ele também orienta sobre quais cuidados devem ser adotados em relação aos animais feridos nos locais de competição e quais as condutas proibidas para transporte de animais.

“Esperamos que o manual chegue não só aos organizadores de eventos, mas também sirva de orientação aos participantes, proprietários e treinadores. O ideal é que eles sempre estejam revendo seus cuidados, buscando melhorar a relação homem-animal”, ressaltou Lizie.

O manual já está disponível para download na página de Bem-Estar Animal do Mapa. Acessehttp://www.agricultura.gov.br/arq_editor/Manual_boas_praticas_equinos_FINAL_BAIXA.pdf

Fonte: Min. da Agricultura, Pecuária e Abastecimento