Curiosidades

Mangues baianos recebem 800 mil filhotes de caranguejos

24/02/2016

Os mangues da Ilha dos Frades, no centro da Baía de Todos os Santos, e do distrito de Acupe, em Santo Amaro da Purificação, no recôncavo, serão repovoados com 800 mil filhotes de Caranguejo-Uçá nesta semana. A ação faz parte do Programa Integrado de Manejo e Gerenciamento do Caranguejo-uçá (Puçá), realizado pela Bahia Pesca, vinculada à Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri), em parceria com a Fundação Baía Viva. Em Santo Amaro a atividade será realizada nessa terça-feira (23.02). Já na Ilha dos Frades a soltura acontece na quarta-feira, às 17h.

Na Ilha de Bom Jesus dos Passos, a Bahia Pesca e a Fundação Baía Viva irão se reunir com os pescadores da região para passar informações sobre campanhas de conscientização e preservação do meio ambiente, e para realizar uma avaliação da última soltura de megalopas feita na Ilha dos Frades, em maio de 2015. O encontro acontece na Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães.

“Os filhotes foram cultivadas no laboratório da Bahia Pesca, na Fazenda Experimental Oruabo, em Santo Amaro, onde também são realizadas as principais atividades de pesquisa da empresa”, explica a técnica da Bahia Pesca, Eliane Hollunder. “Lá na Ilha dos Frades, escolhemos realizar a soltura na região de Caieira, já que o local apresenta uma vegetação de mangue conservada e adensada, onde a taxa de sobrevivência dos caranguejos é maior”, conclui Hollunder.

O secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, ressalta que “esta ação é de grande importância para o Estado, e faz parte do Programa Integrado de Manejo e Gerenciamento do Caranguejo – uçá, voltado à reprodução assistida de pequenos caraguejos, os megalopas, filhotes na segunda fase de vida, destinados ao repovoamento de manguezais, essencial na defesa do meio ambiente. Estes filhotes crescem e tornam-se reprodutores, mantendo assim o ciclo, e consequentemente, o equilíbrio ambiental”.

Fonte: Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia