Pulgas e Carrapatos

Com a chegada do verão o calor e a umidade aumentam, a acelerando o desenvolvimento de alguns hóspedes indesejados em nossos animais. As pulgas e carrapatos se reproduzem com grande rapidez nestas condições favoráveis, tornado constante a coceira. Em casos extremos podem até atacar as pessoas em busca de alimento, o sangue. Além da irritação provocada pela coceira, estes parasitas podem provocar alergias de pêlos, quedas de pêlos e transmitir doenças como a febre maculosa (doença de Lyne), babesiose, peste bubônica e etc. Quando a infestação é grande os parasitas podem provocar até anemia devido à grande quantidade de sangue sugado diariamente .

O combate as pulgas e carrapatos sempre foi uma tarefa ingrata e perigosa, pois implicavam no uso de produtos tóxicos para os animais e para as pessoas que conviviam com eles. Os resultados também eram limitados, pois os parasitas já estavam resistentes a maioria dos produtos. Quase sempre era necessário evacuar a baia para detetizá-la.

Felizmente nos últimos anos houve uma evolução importante nos produtos contra pulgas e carrapatos. Novas moléculas foram descobertas simplificando o tratamento, aumentando a segurança eliminando completamente os parasitas. Hoje em dia já contamos com um produto de aplicação simples e resultado imediato, permitindo proteção total por longos períodos, mesmo que o animal tome banho regularmente. Esse produto é seguro para o animal e pessoas que convivem com ele. A proteção impede que o animal infeste-se com novas pulgas ou carrapatos nos seus passeios habituais, trazendo estes hóspedes indesejáveis para casa. O modo de ação específico mata parasitas antes que piquem o animal impedindo a transmissão de doenças ou as alergias. Eliminando todos os parasitas que sobem no cão ou gato, o ambiente em que eles vivem também fica livre do problema, pois não existe mais pulgas ou carrapatos pondo ovos.

 Fonte:

http://www.hipismobrasil.com.br/veterinaria/pulga_carrapato.asp