Sanitário

Aneroxia

Anorexia é a perda de apetite, parcial ou total. O animal apresenta sintômas como comportamento inquieto ou abatido. A anorexia pode ser decorrente de uma doença aguda ou crônica, cólicas, gripes, problemas com dentes e outros; ou a causa mais freqüente: estafa por excesso de trabalho.

Tratamento
Rapidamente examine a dentição do cavalo através de um Dentista Veterinário, e analise seu animal para saber se ele é alérgico a um determinado ingrediente na ração. Caso isto se confirme, experimente outras marcas de rações levando em conta sua qualidade, sem jamais forçar seu animal a injerir uma comida que ele já recusou antes. Considere também o exagero na carga de trabalho.

O tratamento de anorexia é basicamente preventivo. Se em um dia o animal não recuperar o apetite que tinha antes, recorra a um veterinário. Se voltar a comer por si só, como é o mais comum, não deixe de dar-lhe “verdes” – capim, feno e alfafa.

Há animais que por algum trauma se recusam a comer o alimento que estão em determinados lugares e principalmente em determinadas alturas. A variação dessa altura através da administração da ração no cocho, ou em redes suspensas, às vezes resolve prontamente essa “falsa” anorexia.

 Fonte:

http://www.hipismobrasil.com.br/veterinaria/anorexia.asp