Máquinas e Implementos Agrícolas

Linha Agrofarm já tem transmissão contínua

22 de Dezembro – 2010

Os tractores Agrofarm TTV da Same Deutz-Fahr já estão equipados com transmissão contínua. A novidade foi apresentada à imprensa no passado mês de Junho, em Bergamo, Itália, mas as novas máquinas só chegaram ao mercado português em Setembro.

Mais intuitivos, estes novos tractores fazem da gama TTV a única a dispor de toda a linha com caixa de variação contínua. Como explicou aos jornalistas Massimo Ubliati, Senior Vice President do grupo, “as expectativas são muito altas, uma vez que introduzimos alterações num segmento importante de cavalagem, com inovações que vão ao encontro das exigências de muitos agricultores”. Este responsável destacou ainda a multifuncionalidade destas máquinas, que podem ser adaptadas a actividades não agrícolas.

A nova transmissão

O TTV 420, com 99cv e o TTV 430, com 109cv prometem força de tracção elevada, baixa relação hidrostática, alta eficiência e fácil utilização. São estes os requisitos que a marca pretende satisfazer com a sua nova transmissão. Em cada uma das gamas, quase 100% da potência do motor é transmitida mecanicamente, sendo a componente hidrostática reduzida ao mínimo, de forma a obter mais eficiência sem perdas hidráulicas. Também a velocidade máxima de 40km/h é atingida com regimes reduzidos do motor, 1800rpm, o que resulta num consumo de combustível significativamente reduzido.

A transmissão possui três estratégias de condução e de trabalho. Além do modo Automático, no qual se podem realizar 75% de todas as operações dos trabalhos de campo e transporte, está disponível uma modalidade específica para os trabalhos à tomada de força, modalidade PTO, activada automati-camente logo que se liga a TDF, para além da modalidade manual. Espaço ainda para duas gamas mecânicas: a ‘heavy duty’ para aplicações que requerem uma elevada capacidade de tracção e eficiência de transmissão e uma gama normal para operações combinadas com elevadas velocidades de andamento.

Novo controlo de paragem

O TTV aposta ainda no ‘Power Zero’, um controlo de paragem activo que permite manter o tractor imobilizado sem usar o sistema de travagem em qualquer tipo de inclinação do terreno. O travão de estacionamento ‘power­ brake’ é outra novidade que pretende aumentar a segurança do tractor, permitindo estacionar com segurança em todas as condições de trabalho. Uma cabina mais confortável e espaçosa, os motores económicos e o sistema hidraúlico de levantamento são outros dos destaques destes novos equipamentos.

Fonte:  http://www.vidarural.pt/content.aspx?menuid=19&eid=5573&bl=1