Curiosidades

Leite em pó de ovelha

O novo produto traz ainda mais novidades, pois a partir dele será possível produzir queijos de qualidade diferenciada, iogurtes, sorvetes, entre outros derivados

Depois do lançamento de produtos como queijos e iogurtes à base de leite de ovelha, outras iniciativas vêm surgindo com força no segmento. A novidade é a amostra de secagem de leite de ovino, que resulta em leite em pó. O primeiro volume, feito de forma experimental, foi de 50 litros. A iniciativa é da Associação Brasileira de Ovinocultura de Leite, com o apoio do Sebrae/SC.

Na última semana, foi realizada reunião virtual com ovinocultores de todo o país, visando discutir alternativas para expandir a produção de leite em pó. Com o novo produto, será possível produzir queijos de qualidade diferenciada, iogurtes, sorvetes, entre outros derivados. O leite em pó de ovelha poderá ser comercializado em farmácias para consumo, principalmente, de crianças e idosos.

Com o leite in-natura, temos dificuldades para transportar, tanto pelo volume quanto pela durabilidade. Com o novo produto, será possível levar uma carga maior, sem perder em qualidade.Outro projeto em análise é a criação do “shopping da ovelha”, que poderá ser implementado em todo o país através de franquias para comercialização de produtos a base do leite em pó.

Em Santa Catarina, existem cerca de 2,8 mil ovelhas leiteiras, que produzem em média mil litros de leite de ovelha por dia. Nossas expectativas são promissoras, pois existem muitos produtores interessados em expandir a produção e a tendência é que mais agroindústrias absorvam esse volume.

No final de fevereiro, Tormen esteve na Embrapa Ovinos e Caprinos em Sobral, no Ceará, para discutir a importação de ovelhas leiteiras da Europa, com o objetivo de desenvolver programa de melhoramento genético de cruzamento de raças e seleção de animais.

A produção de leite de ovelha é uma atividade significativa e, com a organização da cadeia produtiva, será possível fortalecer o segmento – comenta o produtor, que conta com 970 ovelhas para a produção de 180 litros de leite por dia. A Associação Brasileira de Ovinocultura estará presente na Mercoláctea 2011, em Chapecó, no período de 11 a 14 de maio. Além do Sebrae e da Embrapa, a associação conta com o apoio do Senai.

Leite de ovelha em pó, sim! A inovação abalou e satisfez os desejosos pelo produto. A iniciativa é da Associação Brasileira de Ovinocultura de Leite com o apoio do Sebrae/SC. A meta agora é visualizar alternativas para expandir a produção do leite na forma de pó. Para isso, ovinocultores de todo o país se reuniram, no último mês, para discutir as medidas de divulgação e melhor aproveitamento. 

 

Importante para os produtores e consumidores, o novo produto traz ainda mais novidades, pois a partir dele será possível produzir queijos de qualidade diferenciada,iogurtessorvetes, entre outros derivados. O leite em pó poderá ser comercializado em farmácias para consumo, principalmente, de crianças e idosos. Isso vai facilitar a vida das mamães com bebês intolerantes ao leite de vaca e aumentar a qualidade de vida do vovó e da vovô.

Segundo o Dr. Edson Siqueira, professor especialista em ovinocultura, o leite ovino apresenta excelentes características para a fabricação de queijos finos, como, por exemplo, o roquefort. Ele diz no curso Raças e Cruzamentos de Ovinos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, que “o leite da ovelha possui maior taxa de proteína e gordura se comparado ao da vaca e da cabra, por exemplo. E isso torna seus derivados bem diferenciados”.

O presidente da Associação, Érico Tormen, destaca que, para implementar o projeto, está sendo desenvolvida uma máquina de secagem de leite de ovelha. Os criadores reforçam que com o leite em pó não se terá as dificuldades de transporte do leite in natura, seja pelo volume ou pela durabilidade. O novo produto terá a vantagem de poder ser levado em uma carga maior, sem causar danos a sua qualidade.

Para contribuir com a difusão do leite em pó e seus derivados, está em análise um novo projeto. A criação do “shopping da ovelha” está sendo planejada para ser implantado em todo o país. A ideia é  investir no sistema de franquia, sendo um aliado para a organização e fortalecimento do segmento.

Fonte: CPT  e Canal Rural