Leite

Leite: cadeia produtiva engajada na Mercoláctea 2011

Criadores de gado leiteiro, produtores cooperativados, laticínios e processadores de leite, pesquisadores, financiadores e distribuidores – toda a cadeia produtiva estará presente na Mercoláctea 2011, no período de 11 a 14 de maio, no Parque Tancredo Neves, em Chapecó. A exposição-feira reunirá 150 expositores, oportunizará negócios da ordem de 80 milhões de reais, atraindo 25 mil visitantes-compradores.

O público reunido no lançamento da Mercoláctea, na última semana, no Núcleo de Criadores de Bovinos, foi uma demonstração da união de todos os agentes econômicos do universo do leite em torno da realização do evento.
Entre as dezenas de autoridades presentes, o secretário da Agricultura de SC, João Rodrigues, e o presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merísio, destacaram o apoio do Estado à feira. Rodrigues anunciou o programa Juro Zero para financiamentos de investimentos agrícolas e a simplificação na emissão das guias de transporte de animais (GTAs). O presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), João Carlos Stakonski, destacou a importância da feira como vitrine do setor.

Os vice-presidentes Enedi Zanchett (agropecuária) e Daniel Tozzo (área industrial) realçaram a expansão qanti-qualitativa da cadeia e a crescente agregação de conhecimento e tecnologia pelos produtores rurais, o que tem qualificado enormemente o produto final.

O presidente da comissão central, Ricardo Lunardi, mostrou que, neste ano, o sucesso da feira está garantido por expositores e patrocinadores, pelo apoio dos órgãos públicos e pelo engajamento do sistema produtivo, via cooperativas, sindicatos, produtores e empresários rurais.

Também prestigiaram o evento o vice-presidente para assuntos estratégicos em agronegócio da FIESC, Mário Lanznaster, o secretário de desenvolvimento regional de Chapecó, Eldimar Jagnow, além de diversas autoridades e representantes das entidades parceiras.

O lançamento consistiu de pronunciamentos, exibição de VT que divulgará a feira nas emissoras de televisão, e coquetel de confraternização.

A programação técnica da feira foi apresentada e consiste em dois fóruns para promover o debate e o aperfeiçoamento do setor. O Fórum sobre Qualidade de Leite e o Fórum sobre Mercado de Leite e Formação de Preços reunirão autoridades, produtores, entidades do setor e lideranças. A 3ª Feira de Equipamentos e Serviços para toda a cadeia produtiva, com mais de 120 empresas de nutrição, saúde, equipamentos, tecnologia, qualidade e embalagens, que ocorre em parceria com as principais indústrias de laticínios do sul do país, deve atrair cerca de 5.000 pessoas.

O Showroom das Indústrias Lácteas do Sul oferecerá produtos das melhores processadoras do sul como Aurora, Tirol e Piracanjuba, além do laticínio modelo, Instituto de Laticínios Cândido Tostes de Minas Gerais. A expectativa é para a visitação dos principais compradores de supermercados e indústrias de alimentos da região sul.
A Mercoláctea 2011 terá ainda a 7ª Expomerco Exposição de Animais, com cerca de 600 bovinos, sendo 400 da raça Holandesa e 200 da raça Jersey, e 100 ovinos, que participarão de concursos de leite e julgamentos.

A Mercoláctea é organizada e promovida pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), Agência T12, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Núcleo dos Criadores de Bovinos de Chapecó e Associação Brasileira de Criadores de ovinos Leiteiros (ABCOL), com apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó, Ocesc e demais entidades do agronegócio. Também participam o Sebrae, Senar, Fecoagro, Governo de SC, Epagri, Sindicato Rural, Fiesc, Sicredi, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Fetaesc e Convention Bureau de Chapecó.
Mais informações no site www.mercolactea.com.br, e-mails info@mercolactea.com.br e mercolactea@mercolactea.com.br ou telefone (49) 3322-2292.

As informações são da assessoria de imprensa da Mercoláctea.

Fonte: http://www.integralmix.com.br/samba/index.php?option=com_content&view=article&id=433:leite-cadeia-produtiva-engajada-na-mercolactea-2011&catid=122:noticias