Pecuária

Benefícios do Leite

O leite é considerado benéfico à saúde. primordial durante a infância, o leite não perde importância na fase adulta, principalmente para prevenção de doenças como a osteoporose.

Consumi-lo diariamente é sempre bom, mas, alguns têm dúvidas quanto a qual escolher. A maioria das pessoas, até por não conhecer bem os outros tipos, opta por levar para a casa o leite de vaca, o mais popular, afirma os nutricionistas.

Então, qual é o tipo de leite que é nutricionalmente melhor para o organismo de um adulto?

Nutricionalmente, para o adulto, a ingestão do leite de vaca e seus derivados é a recomendada, pois a possibilidade de atingir as recomendações de cálcio é muito maior. Para manter ossos saudáveis, é necessário ingerir entre 1000 a 1500mg de cálcio por dia. Esta meta torna-se muito difícil de ser alcançada se houver a impossibilidade do consumo do leite de vaca. Para atingir o índice, deve-se beber de quatro a cinco copos (200ml).

Mulheres grávidas, mulheres na menopausa e idosos, podem optar por leite de cabra que contém uma quantidade de cálcio superior ao de vaca. Mas tome cuidado em sua composição há o dobro de gordura.

E para a criança? O leite materno é a melhor opção para alimentação dos lactentes até, pelo menos, os seis primeiros meses de vida, não sendo necessário suplementar com outro alimento ou água. Após esta idade, pode-se iniciar a introdução novas formas de alimentação, em conjunto com o aleitamento materno.

Entre os os leites, o de maior teor de gordura é o de cabra. Em 100ml possui 6,2g de lipídeos, enquanto que o leite de vaca integral possui 3,5g de lipídeos em 100ml. Também é o mais calórico: 92 Kcal em 100 ml.

Qual bebida tem maior incidência de alergia? A alergia ao leite de vaca é muito comum em crianças, porque normalmente é este tipo de bebida que tem o primeiro contato com o organismo da criança, tornando-se uma proteína estranha. Estima-se que cerca de 7,5% dos pequenos apresentem alergia à proteína do leite de vaca. Nos adultos, a alergia é considerada rara.

O leite de cabra é hipoalergênico e difere do leite de vaca por sua digestibilidade maior. A composição protéica do leite de cabra é semelhante ao de vaca, mas o teor reduzido da proteína A-A-1-caseína favorece a formação de coágulos menores, o que facilita o processo digestivo.

Qual a composição nutricional do leite de soja, vaca e cabra?

Esses leites possuem: de soja-100ml-Kcal: 38 Proteínas: 3,0 g Lipídeos: 1,4 g Carboidratos: 3,8 g Cálcio: 36 mg.

Leite de vaca – 100ml Kcal: 63 calorias Proteínas: 3,2 g Carboidratos: 4,8 g Cálcio: 119 mg.

Leite de cabra – 100ml- Kcal: 65 calorias Proteínas: 3,4 g Carboidratos: 4,4 g Cálcio: 134 mg.

Durante uma dieta o melhor é consumir o leite de vaca desnatado que é tão rico em cálcio e proteínas quanto o tipo integral. Sua baixa quantidade de gordura lhe permite ser pouco calórico, mas com o mesmo valor nutricional.

 enviar por email     imprimir    compartilhe: Favoritos      Comente!