Variedades

Laranja baía

Propriedades

A laranja baía é rica em ácidos orgânicos, flavonóides, sais minerais, fibras solúveis, vitaminas A, C e do complexo B.

Recomendações

A vitamina C fortalece o sistema de defesa, protegendo o organismo contra gripes e resfriados. As fibras solúveis e os flavonóides auxiliam a reduzir as taxas de colesterol.

Restrições

Lactantes também devem ingerir com moderação, pois ela é cítrica e pode provocar desconforto em bebês como vômito, diarréia, vermelhidão na pele e coriza.

Compra

A laranja baía é grande e não apresenta sementes. Seu sabor é rico, apesar de não produzir muito suco. Ao escolher os frutos, opte por laranjas limpas e firmes. Evite aquelas machucadas e com partes amolecidas.

Transporte

Transporte as laranjas com cuidado para evitar batidas.

Armazenamento

Para lavar, use uma bacia com 2 litros de água e 3 gotas de detergente.

Mergulhe por 3 minutos. Depois, lave com esponja e enxágüe bastante. Por último, coloque numa mistura de um litro de água e uma colher de água sanitária. Espere 5 minutos, enxágüe e seque bem antes de armazenar na geladeira.

Procedendo assim, o consumidor evita o risco de ingerir agrotóxicos e reduz as chances de contaminação por bactérias.

Preparo

As receitas à base de laranja não podem ser consideradas fontes de vitaminas da fruta, pois o aquecimento e o preparo por muito tempo acarretam perdas consideráveis de suas propriedades.

Fonte:  Fonte: www.prepgc20.cnptia.embrapa.br