Notícias

LAR: Cooperativa recebe grupo do Mercosul

20/03/2015

Representantes do cooperativismo e órgãos públicos do Brasil, Argentina, Uruguai e também do Chile, como país convidado, visitaram a Cooperativa Lar na última quarta-feira (18). O grupo, composto por 19 pessoas, realizou a 1ª Reunião Especializada de Cooperativistas do Mercosul, com discussões plenárias no dia 17 de março e no dia 18 visita a Lar. Esses representantes trabalham para formular um regulamento de cooperativismo no Mercosul, visando facilitar o comércio entre as cooperativas.

O diretor do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural – DENACOOP e coordenador do grupo, Erikson Chandoha, afirmou: “visitamos a Lar para mostrar como funciona o cooperativismo bem estruturado, onde se pratica e entende o que realmente é cooperativismo, a importância do trabalho realizado com mulheres e jovens, bem como a organização como empresa. A Lar é um exemplo, um case de sucesso do cooperativismo”.

A programação foi encerrada com visita ao supermercado da Lar em Medianeira, no local foi possível visualizar como funciona a rede da Cooperativa no Paraná e conhecer exemplos práticos de uma relação comercial sólida com países do Mercosul, como é o caso do azeite de oliva da Lar, produzido e envazado na Argentina. O diretor de fomento a economia solidária Manoel Vital de Carvalho Filho é um dos integrantes da comitiva, representa o Ministério do Trabalho, que é o órgão responsável pelo tema cooperativismo na área urbana. Segundo ele as discussões para organização do comércio entre cooperativas no Mercosul já estão bem alinhadas e irão favorecer o desenvolvimento da região.

Fonte: LAR