Pecuária

Lançamento da Mercoláctea 2014 reúne atores da cadeia produtiva

08/04/2014

 

Criadores, indústrias, técnicos e especialistas da cadeia produtiva do leite, além de jornalistas e autoridades, participaram, na última semana, na sede do Núcleo dos Criadores de Bovinos de Chapecó, da solenidade de lançamento oficial da Mercoláctea 2014 Rural O ato reuniu duas centenas de pessoas e consistiu de solenidade e coquetel de confraternização. A Mercoláctea 2014 Rural está programada para o período de 22 a 25 de maio deste ano, no Parque de Exposições Tancredo Neves (Efapi), em Chapecó. 

O presidente da Feira (Eron Baldissera), o presidente do Núcleo de Criadores (Mauro Zandavalli), o diretor técnico (Enedi Zanchett) e o secretário de desenvolvimento regional (Américo do Nascimento Júnior) destacaram, em suas manifestações, a união das entidades da agropecuária e do agronegócio para a promoção da Mercoláctea 2014. Assinalaram que a Expomerco, exposição e feira anual de gado, fará parte, a partir deste ano, da programação da Mercoláctea.

Chapecó está no centro da maior bacia leiteira brasileira, formada pelo oeste catarinense, sudoeste sul-rio-grandense e noroeste paranaense. Por isso, o evento se transformará na maior expressão do setor leiteiro em Santa Catarina.

A Mercoláctea, em sua quinta edição, terá como foco a automação rural e a programação geral contempla sete atividades, sendo a principal delas, a feira de comercialização de animais, máquinas e equipamentos, genética e nutrição animal, além de equipamentos para leitarias e sanidade animal.

A feira técnica terá visitação de 12 mil pessoas e oportunizará negócios da ordem de 85 milhões de reais. Os eventos pecuários reunirão 2.000 animais em exposição, julgamento e venda.

Para simplificar o acesso e a circulação dos visitantes não haverá credenciamento, nem cobrança de ingresso ou de estacionamento.

A programação geral inclui, ainda, o seminário técnico que abordará a automação rural, reunindo médicos veterinários, zootecnistas, técnicos agrícolas, produtores e estudantes. Haverá a etapa catarinense do julgamento das raças Holandesa e Jersey, organizada pela Associação Catarinense dos Criadores de Bovinos (ACCB), e o campeonato catarinense de cavalo quarto de milha.

Para incrementar os negócios estão programados dois remates: o leilão especializado das raças Holandesa e Jersey – com pelo menos 400 animais – e o leilão de gado geral.

A promoção Mercoláctea 2014 Rural é do Núcleo de Criadores de Bovinos de Chapecó, Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), com organização das empresas Latina e Zoom Feiras & Eventos, cujo diretor Leonardo Rinaldi é o coordenador comercial da mostra agropecuária.

A Feira tem o apoio da Prefeitura de Chapecó, Secretaria da Agricultura e Pesca e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ABCOL, Fiesc, Cidasc, Sindicato Rural de Chapecó, Sebrae, Fetaesc e Coopercentral Aurora Alimentos.

Fonte: Feiras do Brasil