Catálogos técnicos e de produtos

Lançado 1º fertilizante que age contra nematoides

15/03/2018

Foi lançado nessa semana o primeiro fertilizante que, além da função primária de nutrir as plantas, também tem ação contra nematoides, protegendo a planta dos danos e perdas causados pelo parasita. O Nemastop protege naturalmente toda a rizosfera, que é a região onde o solo e as raízes das plantas entram em contato, sendo um importante aliado no manejo integrado no controle dos nematoides.

Os nematoides penetram nas raízes para se alimentar e se reproduzir, prejudicando a absorção de água e nutrientes, causando o engrossamento de raízes, manchas amareladas, menor produtividade e até mesmo a morte da planta.

O Professor Dr. Pedro Soares, especialista em nematologia pela Universidade Estadual Paulista em Franca (UNESP) de Jaboticabal, São Paulo, observa que os nematoides são um dos maiores desafios para os produtores rurais. “Eles são uma ameaça silenciosa, pois tem ocorrência natural nos solos e afetam todas as culturas”, comenta.

 O especialista explica que em testes realizados em parceria com a UNESP, foi observado que o fertilizante tem uma ação direta sobre ovos, juvenis e adultos, dos nematoides. “Esse processo reduz a população inicial nas raízes, melhora a sanidade do sistema radicular, refletindo em maior desenvolvimento das plantas e melhor produtividade das culturas”, salienta.

O produto foi lançado pela TIMAC Agro, multinacional francesa que tem filiais em mais de 50 países, sendo especialista na produção e comercialização de fertilizantes. A empresa está presente no Brasil desde 1997, mas até agora só vinha produzindo fertilizantes sólidos nas cidades de Candeias (BA), Santa Luzia do Norte (AL) e em Rio Grande (RS).

Fonte: Agrolink