variedades

Lágrima-de-cristo – Clerodendron thomsoniae

Nome popular: Lágrima-de-Cristo; Clerodendro-trepador.
Nome científico:
Clerodendron thomsoniae.
Família:
Verbenaceae.
Origem: África Ocidental.

A Lágrima-de-Cristo é uma trepadeira de ramos longos, com folhagem e florescimento decorativos. A Lágrima-de-Cristo pode ser usada tanto em treliças, quanto em ambientes internos bem iluminados, quando colocadas em vasos pendentes. Pode também ser mantida como um arbusto, se podada constantemente.

Gera flores na primavera e verão, e eventualmente algumas em outras épocas do ano. Suas inflorescências aparecem em grande número, e são muito chamativas, com seus cálices brancos e corolas vermelhas.

A planta não suporta temperaturas muito baixas, sendo bastante sensível a geadas.

Como cuidar: É necessário mantê-la em local bem iluminado, pois possui uma alta exigência de luminosidade, apesar de florescer melhor em locais com muita luz indireta (difusa). Prefere também ambientes com alta umidade relativa do ar (acima dos 60%).

Regue bem durante os meses mais quentes, quando ela está em pleno crescimento, mas regue bem menos nos meses mais frios (Saiba mais sobre regas). Procure podar logo após a floração terminar.

A planta precisa de suporte para crescer em jardins. Apropriada para guarnecer grades, cercas e pórticos, sendo ideal para caramanchões e pérgolas, por produzir sombra no verão e permitir a passagem da luz no inverno.

Como reproduzir: Multiplica-se por estacas, alporquia ou também por sementes. As estacas devem ser cortadas após o florescimento e deixadas enraizar em local protegido (estufas).

Fonte: http://www.cultivando.com.br/plantas_detalhes/lagrima_de_cristo.html