Manejo

Lagarta Helicoverpa: É preciso aprender a fazer manejo integrado de pragas

por Leonardo Gottems

11/11/13

“Chegou a hora de o produtor rural aprender a fazer manejo integrado de pragas”. A afirmação é de Márcio Santos, diretor de Estratégia e Gerenciamento de Produto da Monsanto em entrevista coletiva durante o Seminário “Caminhos da Soja no Brasil”, que acontece em São Paulo.

Ele afirma que a empresa entende alguma hesitação no agricultor em usar a semente transgênica. “A resistência a uma nova tecnologia é um processo natural do aprendizado. Primeiro o produtor não sabia utilizar calcário. Depois não sabia usar máquina, e logo, herbicida. Mas aprendeu”, explicou Santos.

“A praga da Helicoverpa teve um agravante: o desconhecimento e o despreparo para lidar com ela. E isso é questão de educação: faça manejo integrado de pragas, monitore sua lavoura, não deixe a lagarta passar de dois milímetros. Se isso acontecer, entre com o químico na dose cheia. Senão, é dificílima de controlar. Para esse caso, a Intacta é eficiente, ela dá supressão. Mas se errarmos na primeira fase, estamos errando na essência. Por isso o manejo integrado é a conexão de tudo”, afirmou o diretor da Monsanto.

Agrolink
Autor: Leonardo Gottems