Notícias

Jovens da Cooper A1 têm aula sobre planejamento e gestão da propriedade

12/03/2015

Os jovens ligados a Cooper A1 que participam do JovemCoop, estão aprendendo a importância do planejamento e da gestão eficiente para alcançar bons resultados econômicos nas empresas rurais. Este é o enfoque do 8º módulo do programa que tem o tema Análise de Resultado na Gestão Rural, e que iniciou neste mês de março de 2015. O objetivo desta etapa é repassar aos jovens conceitos e técnicas de gestão para racionalizar tempo, investimentos, mão de obra e aumentar os lucros e a qualidade de vida.
Para conferir na prática os resultados da gestão dos empreendimentos rurais, os jovens visitaram, no dia 10/3, duas propriedades associadas a Cooper A1. A visita foi nas propriedades de famílias em Iporã do Oeste, dos irmãos Roberto e Eduardo Rossa e do associado Lécio Orth. O trabalho prático foi acompanhado pelos coordenadores do programa na Cooper A1, Luisa Jaehn Kollmann e Lucinei Rodrigo Bohn, além dos representantes do Sescoop/SC Nerivaldo de Assis Silva, do Instituto Caminhare, Ivonez Xavier e pelo professor do módulo, Ivan Brustolin.
Segundo o professor, Ivan Brustolin, nesta etapa do JovemCoop os jovens estão aprendendo que colocar em prática as técnicas de gestão rural são determinantes para o sucesso de um empreendimento. “Geralmente o que ocorre na agricultura é que os empresários rurais trabalham muito e na maioria das vezes com pouco êxito. É necessário algumas atitudes que aliadas ao esforço físico, sejam traduzidas em resultado econômico”. Ele explica que os jovens estão confirmando a necessidade da modernização dos negócios rurais a fim de se tornarem competitivos no mercado globalizado.
JovemCoop
A turma da Cooper A1 do Programa Juventude Cooperativista (JovemCoop), iniciou em julho de 2014. O programa é promovido pelo Sescoop/SC e tem duração de um ano, com dois seminários e 12 encontros, totalizando 196 horas de capacitação. Na grade curricular temas como associativismo, cooperativismo, elaboração de projetos, empreendedorismo, gestão e comportamento. O JovemCoop é uma atualização do Fojolico, que já formou três turmas na Cooper A1.
Fonte: Cooperativa A1