Curiosidades

Inverno de 2016 deverá ser mais intenso

19/04/2016

Há um ano já era possível sentir o inverno chegando, nesta mesma época os dias já estavam mais frescos.  Na última semana, em Porto Alegre, as temperaturas chegaram aos 36º, fazendo com que o mês de abril seja um dos mais quentes dos últimos 30 anos.O fenômeno responsável pelo calor fora de época é uma massa de ar seco estacionada sobre o Rio Grande do Sul, o que vem impossibilitando o avanço de frentes frias.

Já para aqueles que estão a espera de dias mais frios e agradáveis, as altas temperaturas estão com os dias contados – a tendência é a volta das chuvas e que o ar fique mais frio. A partir do início de mês de maio já teremos uma mudança brusca nas temperaturas do centro-sul do Brasil, devido à entrada de massas de ar de forte intensidade.

De acordo com o meteorologista do INMET- Instituto Nacional de Meteorologia, Luiz Renato Lazinski, o inverno deste ano deverá ser mais frio que os últimos dois anos, com massas de ar mais intensas chegando ao sul do Brasil e alto número de dias com geadas, além da chance para ocorrência de geadas tardias em setembro, o que pode vir a prejudicar, mais uma vez, as culturas de inverno, como o trigo.

Para o ano de 2016, a estação será influenciada pelo início de uma nova La Niña, que favorece a entrada de massas de ar de forte, provocando quedas acentuadas nas temperaturas.

Fonte: Agrolink
Autor: Aline Merladete