Pecuária

Interleite Sul 2013 terá espaço para discussão sobre o desafio de transformar o produtor de leite em empresário

29/05/13

Interleite Sul 2013, que acontecerá nos dias 7 e 8 de agosto, em Passo Fundo – RS, terá Paulo do Carmo Martins, da Embrapa Gado de Leite, como coordenador de uma discussão muito interessante que abordará um dos maiores desafios da pecuária de leite nesse momento de grandes transformações. Martins diz que leite é negócio e não pode ser visto de outra maneira. Assim, “se é negócio, quem produz leite tem que se ver como empresário”, afirma. Para aprofundar no assunto, Martins será o debatedor do painel O desafio do Crescimento – Transformando o produtor de leite em empresário.

De acordo com Paulo Martins, a era do tirador de leite acabou há uma década e a era do produtor de leite também já está em fase de término. “É o começo do fim da visão produtivista, da visão de pensar somente na produção. O foco tem de ser o negócio e a produção virá como consequência deste foco. Está surgindo a era do empresário do leite”, diz ele. Contudo, que diferenças existem entre os produtores de leite e os empresários de leite? Como um produtor se transforma em empresário? Ver o leite como negócio é tão difícil, assim?

Martins explica que ser empresário não significa ser rico, ter capital ou ser grande. Ser empresário significa ser empreendedor e ser capaz de juntar recursos para ganhar dinheiro por meio da produção. Ele diz que o setor precisa deixar de ser guiado pelo mercado de produção para ser guiado pelo mercado de consumo de leite e, somente assim, haverá evolução.

Com este enfoque, Paulo Martins pretende estimular este debate importante para o desenvolvimento da pecuária de leite com todos os participantes do Interleite Sul, levando a grandes reflexões e questionamentos. “Espero que este painel seja um marco nas discussões do setor”, almeja ele.

Paulo do Carmo Martins é economista, doutor em Economia Aplicada pela Esalq/USP, pesquisador da Embrapa Gado de Leite e Professor de Economia da FEA/UFJF. Foi Secretário de Agropecuária e Abastecimento da Prefeitura de Juiz de Fora, de 1993 a 1996. De 2004 a 2008, foi Chefe Geral da Embrapa Gado de Leite e Secretário Executivo da Câmara Setorial de Lácteos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Nos últimos anos, atuou como assessor da presidência da Cooperativa Itambé, retornando à Embrapa Gado de Leite em 2011. Tem realizado amplos estudos relacionados à cadeia produtiva do leite, entre eles um estudo da competitividade de dez corredores de produção de leite no Brasil. É um dos formuladores do SimLeite, sistema que monitora preços de leite.

Empresas

O evento conta com grande número de patrocinadores. DPA, DowAgroSciences Pastagem, Sindilat/RS, Agroceres Multimix, Bayer, CCGL, Sulinox, MSD Saúde Animal, Agener União, Italac, CRV Lagoa, Damby Consulati, PGW Sementes já confirmaram a participação.

Entre os apoiadores estão a Transpondo Pesquisa, Treinamento e Consultoria Agropecuária Ltda, a Associação gaúcha de Laticinistas e Laticínios e as Revistas Leite Integral, Balde Branco, Leite e Mundo do Leite.

Se sua empresa tiver interesse em saber mais sobre esse evento, entre em contato pelo telefone 19 3432-2199 ou pelo e-mail eventos@agripoint.com.br.

Para garantir sua vaga basta acessar aqui e fazer a inscrição. Ao se inscrever, você ganha pontos que podem ser trocados por produtos da AgriPoint. Conheça e participe do Programa de Fidelidade.

Anote a data e local: 07 e 08 de agosto, em Passo Fundo, RS.