Manejo

Insetos benéficos em seu Jardim

Insetos benéficos são aqueles que de alguma forma são úteis ao homem.

Incluem-se neste grupo os insetos que polinizam as flores como abelhas e borboletas e os insetos que são inimigos naturais de insetos pragas.

O uso proposital de um inseto para inibir a população de um outro, é um tipo de controle biológico e data, pelo menos, do século 4 D.C. quando formigas eram manipuladas para controlar pragas dos citros na China.

Os insetos predadores, alguns na fase imatura e/ou na fase adulta, alimentam-se diretamente de sua presa, matando-a imediatamente. Algumas espécies de vespas e joaninhas são exemplos de insetos predadores

Outros insetos parasitam seus hospedeiros depositando sobre ou dentro dele, seus ovos. As larvas do parasitóide desenvolvem-se dentro do hospedeiro. Os insetos que são parasitados geralmente continuam a se alimentar por um tempo antes de morrerem. Algumas espécies de vespas e moscas são exemplo de parasitóides.

Os inimigos naturais são componentes muito importantes nos programas de manejo de pragas. Por exemplo, em jardins domésticos e pequenas hortas, joaninhas podem rapidamente reduzir a população de pulgões evitando o uso de produtos químicos.

O controle de pragas utilizando-se somente inimigos naturais pode ser variável. Quando as populações das pragas estão grandes e existe comida suficiente e habitat apropriado para suportar o crescimento e a reprodução dos inimigos naturais, o seu impacto sobre as pragas é grande. Quando a população de pragas é baixa, os insetos benéficos deverão procurar alimento em outros locais.

Uma característica interessante dos insetos benéficos é que suas populações tendem a não se recuperar tão rapidamente após uma aplicação de produto químico.

Um número bastante razoável de insetos benéficos pode viver em seu jardim, desta forma, aprenda quem eles são. Nesta semana mostraremos os insetos predadores e parasitóides. Na próxima semana falaremos sobre os insetos polinizadores.

INSETOS PREDADORES

Tanto Adultos quanto larvas de joaninhas alimentam-se de pulgões, cochonilhas e outras espécies de insetos pragas

Formiga-leão – As larvas são predadoras de vários insetos

Bicho-lixeiro – os adultos têm cor esverdeada ou de cobre. Tanto adultos quando larvas são predadores, principalmente de pulgões. As larvas de muitas espécies cobrem o corpo com detritos o que lhes dá o nome vulgar de “lixeiros”.

Sirfídeos – pequenas moscas cujas larvas de algumas espécies são predadoras de pulgões

Percevejos predadores – com aparelho bucal curto e curvo, os percevejos predadores alimentam-se de pequenos insetos e ovos de insetos

INSETOS PARASITOIDES

Lagarta parasitada por braconídeos, que são pequenas vespas. Algumas espécies depositam os ovos dentro do hospedeiro, outras fora deste. São várias as famílias de pequenas vespas parasitóides.

Dípteros taquinídeos A maioria parasita lagartas de mariposas e borboletas e larvas de besouros. Não é raro encontrar lagartas com diversos ovos deste Díptera sobre elas.

Fonte: http://www.pragas.com.br/noticias/destaques/insetos_beneficos.php