Defensivos

Inseticida biológico controla Helicoverpa armigera

16/06/2017

Será lançado este mês o inseticida microbiológico Costar, produzido a partir do Bacillus thuringiensis, (var. kurstaki, cepa SA-12). Trata-se de um produto que atua por ingestão, utilizado em pulverizações em infestações iniciais de lagartas que atacam folhas e partes reprodutivas das culturas.

De acordo com a Ihara, é o “mais potente do mercado, devido à sua alta concentração de endotoxinas”. Segundo a fabricante, o Costar pode ser usado durante todo o ciclo sem afetar insetos benéficos, sem carência e sem restrições em mercados externos.

“Uma vantagem dos defensivos biológicos, como o Costar, é que são registrados por alvos, o que permite sua utilização em todas as culturas nas quais seus alvos são encontrados”, explica o gerente de produtos biológicos da Ihara, Maurício Hideki Ouchi.

Alguns dos alvos biológicos do inseticida são: Helicoverpa armigera, Falsa-medideira (Chrysodeixis includens), Lagarta-do-trigo (Pseudaletia sequax), Mariposa-oriental (Grapholita molesta), Broca-pequena-do-fruto (Neoleucinodes elegantalis), Traça-das-crucíferas (Plutella xylostella), Traça-dos-cachos (Cryptoblades gnidiella), Broca-das-cucurbitáceas (Diaphania nitidalis) e Bicho-furão (Ecdytolopha aurantiana).

“Uma das principais dúvidas dos agricultores sobre os defensivos biológicos é quanto à eficiência, por isso estamos lançando dois produtos de alta eficácia e adotando um posicionamento condizente com a entrega desses produtos”, explica Hideki, referindo-se também ao lançamento do fungicida biológico Ecoshot (leia mais AQUI).

“Com nosso investimento em pesquisa e desenvolvimento, estamos crescendo em um setor de grande importância para a agricultura brasileira. Inovação está no DNA da Ihara e, por isso, queremos oferecer soluções complementares aos produtos que já temos. Queremos contribuir para o crescimento e competitividade da agricultura brasileira”, afirma o gerente.

O lançamento ocorre na 24ª Hortitec, programada para os próximos dias 21, 22 e 23 de junho no Pavilhão da Expoflora, na cidade de Holambra (SP). Mais informações podem ser acessadas no site do evento www.hortitec.com.br.

Fonte: Agrolink