Criação de Valor Compartilhado

INOVAR PARA CRIAR VALOR COMPARTILHADO

Por Lucia Dellagnelo*

Em primeira mão para a comunidade Social Good Brasil um artigo que será publicado na edição de setembro da Harvard Business Review! O artigo foi escrito por colaboradores da FSG, consultoria sem fins lucrativos criada por Michael Porter para ajudar organizações a desenvolverem soluções para desafios sociais.

Os autores mostram que um crescente número líderes empresariais sabe que problemas sociais representam limitações, mas também grandes oportunidades de crescimento para  seus negócios. Entretanto muitos ainda não sabem como colocar em prática o conceito de valor compartilhado.

O conceito de valor compartilhado (shared value) foi proposto por Porter & Kramer em 2011 e propõe que empresas devem buscar a criação de valor tanto para seus acionistas quanto para a sociedade. Segundo o conceito, a missão da empresa deve integrar a busca do lucro e a responsabilidade social como objetivos indissociáveis.

A partir de um estudo de 30 grandes empresas que estão gerando valor compartilhado, os autores identificaram cinco elementos presentes em suas estratégias:

  • Incorporação de um propósito social, isto é assumir como missão da empresa ajudar a melhorar algum problema social. Esta missão deve estar clara na cultura, na estratégia e no orçamento da empresa.
  • Definição de uma necessidade social, utilizando como base para desenvolvimento de seus produtos indicadores concretos, estudos aprofundados sobre problemas sociais relacionados com sua linha de atuação.
  • Mensuração e monitoramento do valor compartilhado, para checar sua efetividade e relevância ao longo do tempo.
  • Criação de uma estrutura com autonomia para criar e prototipar inovações
  • Cocriação com Stakeholders externos

Estes cinco elementos parecem estar diretamente relacionados com a capacidade de qualquer empreendimento, independente de seu tamanho ou grau de maturação,  gerar lucro e ter relevância social.

O Social Good Brasil acredita que a tecnologia, as novas mídias e pensamento inovador serão ferramentas essenciais para que novos empreendedores incorporarem a geração de valor compartilhado no DNA de seus empreendimentos.

Artigo Innovating for Shared Value by Marc Pfitzer, Valerie Bockstette and Michael Stamp. Http://hbr.org/2013/09/innovating-for-shared-value/ar/pr

*Lucia Dellagnelo é uma das idealizadoras do Social Good Brasil e tem uma ampla experiência profissional na área social.  Ela é doutora em Educação e Desenvolvimento Humano pela Harvard University (EUA) e Presidente do Conselho do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom). Além disso é fellow do Synergos Institute (NY), Líder Avina e atua como consultora de organizações nacionais e internacionais.

Fonte: http://socialgoodbrasil.org.br/