Suinos

Inovação e tecnologia no manejo de suínos impulsionam setor em SC

24/02/2016

O aumento no consumo de carne suína no mercado interno e a alta de quase 10% nas exportações resultaram em um crescimento de 4,95% na suinocultura em 2015, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). No último ano, a indústria catarinense foi responsável pelo maior volume produzido, totalizando 900,46 mil toneladas, crescimento de 5,44% em comparação a 2014. Para impulsionar o setor, a região tem investido em inovação e tecnologia no manejo dos animais, a fim de garantir a qualidade e motivar a escolha da proteína pelos consumidores. Parte dessas estratégias aplicadas na produção é anualmente apresentada durante o Dia de Campo da Copercampos, que esse ano chega a 21ª edição.

Parceira no fornecimento de soluções para a fábrica de rações da cooperativa, a Alltech, empresa referência em nutrição e saúde animal, participa do evento disponibilizando informações sobre a alimentação dos suínos para os futuros produtores. “A programação do Dia de Campo reúne diversos públicos ligados a Copercampos e buscamos atuar, principalmente, no relacionamento com os jovens, que são os futuros produtores. O objetivo é introduzir noções sobre a área nutricional e o impacto das soluções no desenvolvimento das granjas”, destaca o gerente de soluções de Suínos da Alltech para América Latina, Fabio Catunda.

Além do contato direto com a nova geração de produtores, na avaliação do gerente em suinocultura da Alltech do Brasil, Julio Acosta, o evento é uma oportunidade para trocar ideias diretas com quem está no campo. “A Alltech sempre trabalha na personalização do atendimento e isso é resultado da conversa que temos com os produtores e a cooperativa. Portanto, no Dia de Campo há a possibilidade de compreendermos melhor o que ocorre no campo, o que auxilia no momento da indicação de uma solução adequada a realidade do cliente”, comenta.

O evento apresenta também os resultados de estudos realizados na área agrícola, de gado de leite e corte e chega a reunir mais de dez mil visitantes. “O Dia de Campo é onde apresentamos as pesquisas que desenvolvemos para melhoria das nossas atividades. Na área da suinocultura, contamos com a parceria da Alltech que nos apoia na nutrição animal, trazendo grandes benefícios para a cooperativa”, destaca o presidente da Copercampos, Luiz Carlos Chiocca.

Fonte: Agrolink