Soja

Inoculação de sementes para boa fixação de nitrogênio

Kamila Pitombeira
30/06/2011

Nas lavouras de soja, a questão da fixação do nitrogênio é fundamental e deve ter toda a atenção do produtor. Isso porque o elemento é um dos principais responsáveis pela boa produtividade na sojicultura. Por isso, existem maneiras de garantir que ele seja fixado, visando o melhor aproveitamento possível pela planta. Segundo Dirceu Broch, engenheiro agrônomo e diretor executivo da Fundação MS, a importância da fixação de nitrogênio na lavoura é muito grande, principalmente quando se trata da cultura da soja. Ele diz que uma produção de soja de 60 sacas por hectare deve fixar algo em torno de 350Kg de nitrogênio por hectare.

— O nitrogênio é o nutriente que a soja necessita em maior demanda, tanto a soja, como o milho. Mas, no caso da soja, já temos o processo de fixação através da simbiose. É importante que essa simbiose fixe bastante nitrogênio para garantir assim a alta produtividade — afirma o engenheiro agrônomo.

Para ele, a principal forma de fixação do nitrogênio é justamente a simbiose através das bactérias do gênero Rhizobium. Essas bactérias invadem a raiz da soja e fazem a fixação. Para que isso ocorra, ele explica que os produtores devem fazer uso do plantio direto, de uma adubação equilibrada e garantir que a cultura tenha bastante palha.

— Na prática, o produtor deve usar um inoculante de boa qualidade, fazer uso também de molibdênio e cobalto e manter o solo com bastante palha, o que garante que a bactéria infecte as raízes da soja, criando um nódulo onde ocorrerá a fixação — orienta.

Broch afirma que, em relação à questão da inoculação de sementes, a introdução da bactéria na semente na hora do plantio garante a boa fixação. Para isso, ele explica que existem máquinas de fluxo contínuo capazes de dosar o inoculante e tratar as sementes. Portanto, existem, no mercado, máquinas e equipamentos especiais para a realização do procedimento.

— A questão da inoculação da soja é fundamental. A sojicultura necessita de muito nitrogênio para conseguir alcançar uma alta produtividade. É necessário que o produtor esteja atento a isso. Ele não deve deixar de usar o molibdênio e o cobalto, fazer o plantio direto com bastante palha e, em áreas de abertura principalmente, usar um inoculante de boa qualidade para garantir a fixação — orienta.

Para mais informações sobre o evento, basta acessar o link http://www.diadecampo.com.br/forumsustentabilidade/.

Fonte: http://www.diadecampo.com.br/zpublisher/materias/Materia.asp?id=24635&secao=Pacotes%20Tecnológicos&c2=Soja