Pecuária

Implantado projeto que garante menor gasto e maior produção leiteira

Pasto verdinho e abundante. Mais alimento para o gado e maior produção de leite. É o resultado de uma das técnicas do projeto ?Balde Cheio? da Embrapa.

Implantado projeto que garante menor gasto e maior produção leiteira
O objetivo é disseminar técnicas de manejo para melhorar a produtividade e aumentar os lucros dos pecuaristas, de modo a  tornar a pecuária leiteira mais lucrativa a fim de evitar o êxodo rural e melhorar a auto-estima do homem do campo.
Ao invés de deixar as vacas soltas no pasto, elas ficam em piquetes. São 30 ao todo, um para cada dia do mês. Assim os animais comem o capim sempre verde que é mais nutritivo.
Além do pasto rotacionado é preciso evitar desperdícios e cuidar bem das despesas. “O produtor começa a anotar tudo, despesas, receitar, dados climáticos, quando a vaca pariu. Então tem toda uma estrutura atrás disso não é apenas o passeio rotacionado”, diz o coordenador do projeto no sul de Minas Alexandre Silva Prado.

O técnico agrícola Ramiro José Esteves Ribeiro que acompanha o trabalho em um dos sítios diz que o gasto com a ração já caiu 25%. O pecuarista José Flávio Ribeiro garante que esta mais fácil cuidar do pasto. “Tem muita coisa que a gente economiza como serviço de cortar capim a gente já não usa mais então o próprio pasto dá isso pra você. Assim a gente economiza tempo”, afirma José Flávio.

Nos últimos dois anos o projeto foi implantado em oito municípios do sul de minas e já beneficia mais de mil produtores.
Fonte: http://www.informativorural.com.br/conteudo.php?tit=implantado_projeto_que_garante_menor_gasto_e_maior_producao_leiteira&id=42