variedades

Hortênsia (Hydrangea macrophylla)

Nome popular: Hortênsia; Hidrângea; rosa-do-japão; Ajisai.
Nome científico:
Hydrangea macrophylla.
Família: Saxifragaceae.
Origem: China e Japão.

A Hortênsia é uma flor de origem asiática que conquistou os jardins brasileiras nas cidades mais frias do Brasil, com suas flores no formato de grandes buquês em diversas cores.

Arbusto semi-lenhoso, de 1,0 a 2,5 m de altura, de folhagem e florescimento decorativos. Suas inflorescências se assemelham a buquês, com numerosas flores estéreis de cor branca, rósea ou azul, ocasionalmente com algumas flores férteis.

Um aspecto muito interessante é que a coloração das flores varia com o pH do solo. Em solos alcalinos, as flores se tornam róseas, enquanto em solos ácidos as flores são mais azuladas. Isso ocorre devido à absorção de alumínio, que é variável de acordo com o pH.

Aprecia climas mais frios, como os encontrados no sul do Brasil, não crescendo bem em locais muito quentes.

Como cuidar: A Hortênsia se desenvolve melhor quando cultivada à pleno sol ou à meia-sombra, desde que com bastante luz, em solo rico em matéria orgânica e bem drenado. Fica muito bonita quando plantada em vasos e em grupos, formando maciços ou renques. Molhe bem o solo sempre que ele estiver levemente seco, procurando manter o solo sempre úmido.

Quando as flores começarem a secar, você pode colhê-las e secá-las penduradas de cabeça para baixo em um local seco e protegido do sol.

Costuma ser podado drasticamente no fim do inverno, deixando-se somente as bases dos caules, para que floresça na primavera e verão.

Como reproduzir: Multiplica-se facilmente por meio de estacas feitas com ramos retirados durante o verão.

Fonte: http://www.cultivando.com.br/plantas_detalhes/hortensia.html