Pecuária

Grupo de peritos faz recomendações para sector leiteiro

17 de Junho – 2010

O grupo de peritos de alto nível do sector leiteiro acaba de apresentar um relatório com sete recomendações à Comissão Europeia para enfrentar a crise na produção.

Uma das propostas que integram o documento diz respeito aos contratos entre produtores e indústria. A recomendação vai no sentido de se promover – seja através de orientações ou de uma proposta legislativa – este tipo de contratos, nos quais devem ficar estabelecidos os preços, os volumes, os calendários e a duração das entregas de leite cru.

Outra das recomendações prende-se com a possibilidade das organizações de produtores leiteiros negociarem colectivamente os seus termos contratuais, nomeadamente preços, com centrais leiteiras.

A adaptação dos preceitos em vigor para as organizações interprofissionais no sector dos frutos e produtos hortícolas ao sector leiteiro é outra recomendação do grupo.

O relatório propõe ainda uma maior transparência nos preços dos alimentos, sugerindo uma participação mais activa do EUROSTAT e dos institutos nacionais de estatística na divulgação de informação de dados relativos ao sector leiteiro, como por exemplo os volumes de produtos lácteos.

A possibilidade dos produtores de leite participarem nos mercados de futuros é outra das propostas que constam no relatório. Para tal, o grupo recomenda a criação de programas de formação específicos.

A indicação do local da exploração agrícola na rotulagem dos produtos lácteos, bem como a sua diferenciação em termos de etiquetagem dos sucedâneos, são outras recomendações do grupo para o sector leiteiro

Por fim, o grupo aconselha a Comissão Europeia a melhorar a divulgação das possibilidades actuais de inovação e investigação no quadro de desenvolvimento rural e no âmbito dos programas-quadro de investigação. O grupo recomenda também aos intervenientes do sector que tenham uma maior participação na definição de quais são as prioridades de investigação neste domínio.

Fonte:  http://www.vidarural.pt/news.aspx?menuid=8&eid=5431&bl=1&page=12