Milho

Governo francês proíbe plantação de milho transgênico via decreto

20/02/2014

O governo francês publicou decreto proibindo, via medida provisória, a plantação de milho geneticamente modificado. O executivo daquele país já trabalha para alterar a lei nacional e europeia e estender a exclusão – que já foi derrubada em tribunais por duas vezes.

No entanto, o Senado francês já rejeitou o projeto de lei contra os transgênicos. A maioria dos parlamentares afirma que a proposta é inadmissível e inconstitucional. O governo trabalha agora para fazer passar na Câmara do país, onde o partido governante socialista tem maioria.

“Nós precisamos fornecer uma estrutura jurídica para os países que não querem a plantação de milho geneticamente modificado”, declarou Stephane Le Foll, ministro da Agricultura da França em entrevista à rádio France Inter.

Hoje na União Europeia apenas a variedade de milho resistente a insetos MON810, da Monsanto, tem autorização para cultivo. Dois países não aprovaram o Pioneer 1507, desenvolvido pela DuPont e pela Dow Chemical. A questão vai requerer intervenção da Comissão da União Europeia.

Fonte: Agrolink
Autor: Leonardo Gottems