Milho

Governo do Pará entrega 16 toneladas de sementes de milho a produtores locais

28/01/2014

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), realizou a entrega de 16 toneladas de sementes de milho para os agricultores da região de integração do rio Capim, para a safra agrícola do ano de 2014. A Sagri já vem realizando há algum tempo o trabalho de fomentar sementes básicas de arroz, milho e feijão para os agricultores familiares de todo o Estado, porém nos últimos três anos essa prática foi desenvolvida com maior eficácia, com o aumento na quantidade de sementes básicas distribuídas aos agricultores familiares e no número de famílias atendidas.

A gerência regional da Sagri em Paragominas, além de fazer a entrega das 16 toneladas de sementes de milho, entregou também oito toneladas de adubo químico, beneficiando agricultores dos sete municípios da região de integração do rio Capim – Aurora do Pará, Dom Eliseu, Ipixuna do Pará, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, Paragominas e Ulianópolis.

Os insumos foram repassados às secretarias municipais de Agricultura, que ficarão responsáveis pela distribuição direta para os pequenos produtores locais. As sementes estão sendo repassadas a esses municípios desde o dia 20 de janeiro deste ano.

Segundo o gerente regional da Sagri em Paragominas, Jacó Barroso, esse trabalho tem por objetivo o fortalecimento da agricultura familiar na região. “A Sagri tem buscado, por meio de ações como essa de distribuição de sementes, fortalecer a produção agrícola nas pequenas propriedades rurais, garantindo assim a segurança alimentar das famílias do campo. Na safra agrícola de 2013 conseguimos atender uma média de mil famílias de produtores rurais”, informou o gerente.

“Em 2014, estamos com a perspectiva de atender mais de 1.300 novas famílias, visto que os beneficiados no ano anterior se comprometem em guardar suas sementes para serem plantadas nos dois anos seguintes. Para que essa ação do governo se torne uma constante, em todos os anos a Sagri distribui sementes sempre para os mesmos produtores, sem esquecer os novos que se cadastram junto à secretaria. O objetivo é atender o maior número possível de novas famílias”, ressaltou Jacó.

Fonte: Agência Pará de Notícias
Autor: Dedé Mesquita