variedades

Glória-da-manhã (Ipomoea purpurea)

Nome popular: Campainha; Corriola; Corda-de-viola; Bom-dia; Glória-da-manhã; Jitirana.
Nome científico: Ipomoea purpurea L.
Família: Convolvulaceae.
Origem: América Tropical.

A Glória da manhã é uma trepadeira herbácea anual, muito florífera. Suas flores possuem forma de funil, sendo elas muito delicadas, e se apresentam nas cores arroxeada, branca, rósea, azul ou vermelha, sendo formadas principalmente durante a primavera e verão.

Seu crescimento é muito rápido, sendo ideal para cobrir rapidamente pequenas estruturas, como treliças, arcos, cercas, etc. A planta pode ficar com 2 a 3 metros de altura.

Ela é considerada espontânea, e comumente é considerada invasora, atacando culturas agrícolas. São comercializadas sementes de variedades hortícolas de flores muito grandes, com o nome de “bom-dia” por abrirem-se de manhã e “glória-da-manhã” pelo espetáculo que oferecem quando suas flores se abrem.

Como cuidar: Desenvolve-se melhor quando deixada sob sol pleno, em solo fértil com suporte para conduzir a planta. Deixe o solo secar bem antes de regar novamente, molhando bem a terra.

Vale ressaltar que as sementes da planta são tóxicas quando ingeridas, e a planta possui pêlos que podem causar irritação nas partes mais sensíveis da pele.

Como reproduzir: Sua multiplicação se dá por sementes.

Fonte: http://www.cultivando.com.br/plantas_detalhes/corda_de_viola.html