Raças

Girolando termina o ano com bons números

A raça Girolando conseguiu ampliar em 2012 o número de animais com registro genealógico, garantindo mais qualidade genética ao rebanho nacional. Até novembro, foram registrados 89.597 bovinos pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. A expectativa da entidade é de encerrar o ano com quase 100 mil registros efetuados em todo o país.

Para atender a forte demanda por este tipo de serviço, a associação vem ampliando sua rede de atendimento no Brasil e implantando novas plataformas de comunicação com os associados. Em 2012, foi inaugurado um Escritório Técnico Regional em Campo Grande (MS) para atender criadores do Centro-Oeste. Já no Nordeste, que já conta com uma unidade em Recife (PE), será inaugurado um escritório na Bahia. Com isso, a Girolando passa a contar com escritórios em sete estados (Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia e Recife), além da sede em Uberaba (MG).

Outra novidade deste ano foi a ampliação dos serviços on line oferecidos pela Girolando, tornando a conclusão dos processos mais ágil e segura. Atualmente, o criador pode fazer pela internet, via Portal Web Girolando, diversos tipos de serviço e tem acesso a relatórios de avaliações genéticas de seu rebanho.

A expansão da raça também pode ser sentida nas pistas de julgamento de várias regiões brasileiras. Mais de 40 exposições contaram com a presença do Girolando nas pistas de julgamento e nos torneiros leiteiros realizados em 2012.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando José Donato Dias Filho, a entidade intensificou sua atuação política este ano. “Participamos de fóruns, congressos e audiências públicas com o intuito de defender os direitos dos produtores de leite”, diz o presidente da Girolando.

Para 2013, várias ações estão sendo planejadas, como a implantação do sistema de zoneamento técnico, que otimizará o atendimento no campo, reduzindo custos com serviço de registro para os associados. “Estamos gratos a 2012 e confiantes de que, no próximo ano, juntos, com saúde e disposição, faremos muito mais e melhor”, espera o presidente da Girolando.