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Gerente Comercial da Capal apresenta o modelo de gestão da Cooperativa no Fórum de Finanças da Ocepar

As cooperativas Capal e Lar deram sequência ao Fórum dos Profissionais de Finanças da Ocepar, demonstrando seus diferenciais de gestão e os investimentos em profissionalização e expansão de serviços aos cooperados. Primeiro a falar, o gerente comercial da Capal, Eliel Magalhães Leandro, fez uma explanação sobre os esforços da cooperativa em profissionalizar a gestão, focando no atendimento das demandas dos cooperados. Os armazéns da Capal são exclusivos para o recebimento da produção de associados. “A Capal foi uma das pioneiras na implantação do sistema de gestão profissional, que é um modelo que deu certo e obtivemos excelentes resultados. Penso que o modelo pode ser estendido às demais cooperativas e o Fórum de Finanças é uma oportunidade importante para o intercâmbio de experiências”, afirmou o executivo. Com sede em Arapoti, região dos Campos Gerais do Paraná, a Capal tem 1.902 cooperados e teve um faturamento de R$ 790,4 milhões em 2014. A cooperativa investiu R$ 123,2 milhões no ano passado em sua fábrica de rações e em projetos agroindustriais intercooperativos com as cooperativas Castrolanda e Batavo nos setores lácteos, carnes e trigo.

O gerente administrativo e financeiro da Lar, Ademir Pereira da Silva, falou sobre a experiência de gestão da cooperativa, com forte participação nas decisões dos comitês de cooperados, divididos por atividades (aves, ovos, suínos, leite, amido, agricultura) e segmentos do quadro social (mães e jovens). “Importante a participação no Fórum de Finanças pela possibilidade de interação com as demais cooperativas e também com os representantes do setor bancário. Demonstramos os diferenciais de gestão e os resultados que obtivemos, bem como o foco no planejamento a longo prazo das atividades da cooperativa”, concluiu. Com sede em Medianeira, Oeste do Paraná, a Lar tem 9.597 cooperados, 7.842 funcionários e teve um faturamento de R$ 3,091 bilhões em 2014. Desde 2006, a cooperativa, com o apoio do Sescoop/PR, já formou mais de 200 colaboradores em cursos de profissionalização em nível gerencial. Para 2015, a meta é atingir uma movimentação econômica de R$ 3,5 bilhões.

Fonte: http://www.paranacooperativo.coop.br/ppc/index.php/sistema-ocepar/comunicacao/2011-12-07-11-06-29/ultimas-noticias/103241-forum-de-financas-iii