Pecuária

Gado de leite é assunto de tarde de campo em Grão-Pará

06/04/2017

Produtores de leite de Grão-Pará se reuniram na propriedade de Cinézio Rohling, na comunidade de Braço Esquerdo, para uma tarde de campo organizada pela Epagri. O evento foi realizado no dia 24 de março e apresentou orientações sobre silagem, controle de pragas e manejo de pastagem de inverno.

Na primeira estação, o grupo aprendeu a identificar o ponto ideal de colher o milho para fazer a silagem. “Muitos agricultores colhem o milho antes do ponto ideal de corte, isto é, com teor de matéria seca menor que 32%. Esse erro resulta na produção de uma silagem de menor qualidade nutricional e com menor quantidade de grãos”, afirma o extensionista da Epagri João Paulo Reck.

Em outro espaço, a engenheira-agrônoma Lilian Gonçalves dos Santos abordou a importância do monitoramento de pragas de pastagens, principalmente lagartas e cigarrinhas. “Essas pragas vêm se tornando um sério problema na nossa região. A principal ação é o monitoramento para se fazer o controle no momento ideal”, explica.

A implantação e o manejo de pastagens de inverno foi tema da terceira estação. Os técnicos orientaram os participantes sobre as novas variedades de aveia branca e azevém que estão disponíveis no mercado. “Elas possuem um elevado potencial produtivo, mas necessitam de manejo adequado para expressar esse potencial”, destacou o extensionista Darci Pitton Filho.

Fonte: Epagri