Variedades

Fundação MT lança oito variedades de soja GM

Durante a quarta edição da Agrishow Cerrado 2005, que começa hoje em Rondonópolis (210 quilômetros ao Sul de Cuiabá), a Fundação MT – uma das realizadoras do evento – apresentará oito variedades de soja geneticamente modificada (GM), que são o resultado do programa de melhoramento de novas cultivares transgênicas RR, resistentes a herbicidas à base de glifosato.

Segundo a entidade, nos testes a campo, as novas cultivares de soja transgênica alcançaram produtividade de 3.500 a 4.200 quilos por hectare. E, dentro de quatro a cinco anos, a Fundação MT deverá lançar novas variedades de soja transgênica para o cerrado. Estão em estudo variedades resistentes a nematóide-de-cisto, nematóide-da-galha, mosca-branca e mancha-alva, entre outras doenças e pragas da cultura.

Outras novidades que devem marcar a Agrishow Cerrado 2005 são os lançamentos de máquinas e equipamentos agrícolas. Dentre esses, destacam-se o lançamento de um avião agrícola movido a álcool e a apresentação de um trator de alta potência com esteira de borracha. A expectativa é de que a feira receba neste primeiro dia cinco mil visitantes.

Um dos coordenadores da Agrishow Cerrado, Romão Viana contou ao jornal Diário de Cuiabá que nos cinco dias de Agrishow haverá discussões entre produtores, revenda de máquinas, agências financeiras e políticos sobre a questão do agronegócio. As palestras com analistas de mercado acontecem a partir de amanhã. “Todos os participantes da feira estarão abertos para debater os problemas que afetam a agricultura atualmente”, diz.

Fonte:  http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI517308-EI1434,00.html