Pecuária

Frigol abate primeiro lote assistido pelo Programa Carne Angus Certificada

08/08/13
O Frigol (Lençóis Paulista, SP) fez, no dia 2 de agosto, o primeiro abate acompanhado pelo Programa Carne Angus Certificada. O evento teve alto valor simbólico, pois marcou o início das atividades do frigorífico paulista com o programa de certificação da Associação Brasileira de Angus – o acordo entre as partes foi firmado em junho deste ano.

O Frigol recebe agora o selo de chancela do maior programa de certificação do país. A meta do frigorífico é aumentar o volume de abate para cerca de 1.000 animais cruza Angus por mês para abastecer os pontos de venda na região metropolitana da capital e interior paulista.

Segundo Danilo Gonzaga Oliveira, gerente de originação do frigorífico, no abate inaugural, 80% dos animais abatidos tiveram acabamento uniforme e os demais 20% apresentam acabamento mediano. Isso significa que 100% das carcaças atenderam ao padrão exigido pelo frigorífico e pelo Programa Carne Angus Certificada.

O Frigol trabalha com abate de animais super precoces, tanto fêmeas quanto machos, de 12 a 18 arrobas. “Essa é uma exigência do mercado, que demanda cada vez mais animais leves, com peças e cortes não muito pesados. Nossa experiência mostra que é crescente a procura nas gôndolas por peças com menos gordura, mais leves e, consequentemente, mais econômicas”, assinala Oliveira.

Para atender a esse filão de mercado, cuja demanda por carne de qualidade é alta, o frigorífico conta com 50 pecuaristas fornecedores em São Paulo, Goiás e Mato Grosso, que recebem uma bonificação acima do mercado pelo animal cruzado.

De acordo com o gerente do Programa Carne Angus Certificada, Fábio Medeiros, os valores acima do mercado estimulam os pecuaristas a produzir animais com qualidade de carne superior, marca registrada da raça Angus. “Além disso, incentivamos a evolução na pecuária da região onde atuamos, pois é notória a procura pelos produtores por técnicas e tecnologias de ponta para a obtenção de animais de alto padrão”, acrescenta Medeiros.

Para Dorival Jr, gerente comercial do Frigol, o destaque da parceria é o valor agregado que a chancela da Angus trará para a linha de produtos do frigorífico. “Com a certificação, com certeza agregaremos muito valor ao nosso produto. Há tempos buscávamos esta parceria que nos dá a autenticidade de uma carne de qualidade superior”, comemora Dorival.

No Programa Carne Angus Certificada todo o processo industrial, desde o abate e tipificação das carcaças até a embalagem final do produto, é acompanhado pelos técnicos da Associação Brasileira de Angus e auditado pela Certificadora Ausmeat, que confere reconhecimento e credibilidade internacional com a outorga do selo de Certificação Ausqual. Para mais informações sobre o Programa, acesse www.carneangus.org.br.

Fonte: Agrolink