Formacoop já capacitou mais de 1500 pessoas desde o início do Programa

Belo Horizonte (4/3) – Para incentivar a gestão profissionalizada do setor, o Sistema Ocemg oferece um programa de capacitação específico para gestores cooperativistas. Trata-se do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes de Cooperativas, também conhecido como Formacoop. A iniciativa permite aos participantes refletir sobre o espaço empresarial, com uma visão empreendedora e participativa a respeito do mercado.

Em 2014, o Sistema Ocemg capacitou 79 pessoas pelo Programa de Desenvolvimento de Dirigentes de Cooperativas em três cidades mineiras (Belo Horizonte, Uberlândia e Varginha). O objetivo da iniciativa é permitir aos participantes uma reflexão sobre o espaço empresarial enquanto sistema orgânico vivo, campo de ação e de realização do dirigente, a partir de uma visão empreendedora e participativa.

Entre as novidades para 2015, está a abertura de cinco novas turmas nas cidades de Araguari, Belo Horizonte, Manhuaçu, Montes Claros e Piumhi. Em fevereiro, os alunos de Manhuaçu e Piumhi tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a natureza empresarial da cooperativa e refletir sobre o seu funcionamento. Em março, serão inauguradas as turmas de Araguari, Belo Horizonte e Montes Claros.

De acordo com Andréa Sayar, gerente de Capacitação do Sistema Ocemg, esse ano o curso será aplicado nas regiões Sudoeste, Triângulo Mineiro – Alto Paranaíba e Noroeste, Zona da Mata, Norte e Centro-Sul de Minas Gerais. “Estamos regionalizando o curso e criando oportunidades para que gerentes e dirigentes possam fazer o curso”, afirma.

Desde que foi criado, há 15 anos, o Formacoop já capacitou mais de 1.500 dirigentes cooperativistas em todo o Estado. O Programa é dividido em 10 módulos, sendo um por mês, e cada etapa tem duração de 16 horas.  “São 10 módulos para que as pessoas consigam trabalhar a percepção sobre seu papel na gestão e no funcionamento da cooperativa no ambiente competitivo”, afirma Andréa. Ainda há vagas disponíveis para a turma de Belo Horizonte.

Fonte: Assimp Sistema Ocemg