Produtos de Cooperativas

Foco em soluções inovadoras para o campo

03/03/2017

O clima é de otimismo para a 18ª edição da Expodireto Cotrijal, feira internacional que inicia na próxima segunda-feira, 6, em Não-Me-Toque, e segue até a sexta, 10. A abertura oficial terá a presença do ministro do Trabalho e Emprego, deputado federal Ronaldo Nogueira, e do governador do Estado, José Ivo Sartori. O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, estará em Não-Me-Toque na quinta, 9. Conhecida por buscar soluções para os diversos setores do agronegócio, a Expodireto deverá atrair mais de 210 mil visitantes nos cinco dias de evento.

A Expodireto Cotrijal é uma das maiores vitrines do agronegócio brasileiro. Reúne em um só local as maiores empresas nas áreas de máquinas e equipamentos para agropecuária, produção vegetal e animal e serviços, além de pesquisa, apresentando lançamentos e tecnologias para propriedades. Para esta edição, são mais de 500 expositores.

“Estamos otimistas, em função do bom momento do agronegócio e a expectativa de uma boa safra nas lavouras de verão. São cinco dias em que o mundo se volta ao agronegócio, um espaço pensado para o produtor rural. É uma feira que busca inovação e propostas para a evolução do trabalho no campo”, destaca o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica. A estimativa é de que os negócios superem em 15% o montante fechado no ano passado (R$ 1,581 bilhão).

O vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, lembra que foi de dentro da Expodireto que se constituíram grandes debates políticos e de desenvolvimento, com decisões importantes, como o da soja transgênica. “Queremos que o produtor venha visitar a feira e ver de perto tudo o que nós temos a oferecer: informação da melhor qualidade e em todas as áreas de interesse. A Expodireto é feita pensando principalmente no produtor”, pontua.

Ministro vai discutir reforma trabalhista
Entre as atividades que integram programação oficial da feira está palestra sobre a reforma trabalhista. O tema será abordado pelo ministro do Trabalho e Emprego do Brasil, deputado federal Ronaldo Nogueira. O objetivo é propiciar aos cooperativistas a discussão de temas relevantes para o setor e elaborar conjuntamente propostas de alteração para a reforma trabalhista. O encontro será no espaço Mundo Cooperativo Gaúcho, no primeiro dia de feira, 6 de março, a partir das 14h.

Audiência pública do Senado
As questões envolvendo a reforma na Previdência Rural serão o tema principal da audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal, que terá a condução da senadora Ana Amélia Lemos. O debate ocorrerá no último dia do evento e está previsto para as 14h, no auditório central.
Mobilização – A ideia é fazer um grande ato, no último dia da feira, com a participação de agricultores de todo o Estado, entidades e sindicatos – em torno de 10 mil pessoas – para mostrar à sociedade as consequências negativas para a agricultura se a reforma previdenciária for aprovada.

Área internacional
Uma diversidade de idiomas e culturas novamente fará parte das atividades da Expodireto Cotrijal 2017. Na área internacional são esperados representantes dos cinco continentes. O International Meeting Point, ponto de encontro dos visitantes internacionais, contará com a presença de empresários de diversas partes do mundo, interessados em fechar negócios envolvendo máquinas, equipamentos, implementos, agropartes, grãos (arroz, soja, milho, trigo), carnes (gado, frango, suínos) e lácteos. As delegações devem participar ainda de eventos em municípios na região Norte do Estado.

Tecnologia de ponta
No espaço destinado à Cotrijal, são vários os serviços e produtos para nutrir o produtor da melhor informação e tecnologia. Quem passar pela área de Produção Vegetal, vai poder mensurar de imediato a diferença entre Tratamento Industrial de Sementes (TIS) e Tratamento On farm (caseiro). No local, o produtor vai receber ainda informações sobre cultivares que a Cotrijal vai trabalhar na safra 2017/2018, plantabilidade, germinação, vigor e o que isso impacta nos rendimentos. Para que o produtor possa avaliar germinação e vigor no campo, foram montados ensaios demonstrativos com épocas diferentes de plantio.

Fomento leiteiro e outras novidades
O lançamento de produtos para nutrição e saúde animal e promoções são algumas das novidades no estande da Produção Animal e das Lojas Cotrijal na Expodireto Cotrijal 2017. O destaque ficará por conta das ações e projetos visando o fomento da cadeia leiteira na área de ação da cooperativa. A intenção é que os produtores da Cotrijal encontrem no local, além de ótimas oportunidades de negócios, informações que auxiliem no planejamento da atividade leiteira. O estande para visitação ficará próximo ao Pavilhão da Agricultura Familiar.

Durante a feira, a cooperativa vai trabalhar ainda o Programa de Insumos para a Atividade Agropecuária – Troca de Inverno, campanha exclusiva para os produtores da Cotrijal que disponibiliza opções especiais para a aquisição de insumos para a formação de pastagens.

Meio Ambiente
A Casa do Meio Ambiente terá palestras e oficinas e teatro. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer e produzir trabalhos com materiais recicláveis, como garrafas plásticas, CDs, brinquedos, entre outros. No Anfiteatro da Natureza, a peça é intitulada ” O futuro está em suas mãos” terá apresentações em três horários: 10h30, 13h e 14h30.

Debates importantes
A programação da Expodireto inclui debates tradicionais como o Fórum Nacional da Soja (28ª edição), Fórum do Milho (9ª edição) e o Fórum Estadual do Leite (13ª edição). A organização também confirma outros fóruns e seminários tradicionais da feira, como os eventos promovidos pela Emater/RS-Ascar, o Fórum Florestal e o Fórum da Agricultura Familiar, além da 6ª edição do Fórum Internacional do Jovem Cooperativista e do Fórum Soja Brasil.

Fonte: Agrolink