variedades

Orquídeas – Aerangis luteoalba

Aerangis luteoalba

Origem: África e Etiópia.
Habitat:
Epífita
Clima:
Tropical – temperaturas elevadas todo ano sem que a média térmica desça a menos de 20°C.
Habitat:
Epífita – Vive sobre árvores, se cultivam muito bem em vasos.
Luminosidade: 80% sombreamento.
Planta/Tamanho:
até 15 cm.
Flor/Tamanho:
até 5 cm. diâmetro.
Floração:
Verão.
Haste Floral:
Cacho Multifloral.
Perfume:
Não.
Duração floração: Até 30 dias.
Vasos possíveis:
Barro; Caixeta; Casca de Peroba ou Placa madeira; Pote Plástico.
Substrato:
Sphagnum; Substrato Misto (Fibra de coco, pínus e carvão).
Umidade/Regas:
Relativa – Plantas com necessidades de maior umidade ambiente e substrato levemente úmido.
Cultivo
Média experiência.

As espécies de Aerangis são todas epífitas, monopodiais, constituindo-se em aproximadamente sessenta espécies distribuídas pelo território africano, Madagascar, arquipélago das Comores, com apenas uma espécie no Sri Lanka e outra na Ilha da Reunião.

O cultivo desta orquídea exige bastante cuidado A maioria das espécies requer ambiente sombreado e com muita umidade atmosférica, porém não suportam substrato encharcado. São melhores cultivadas em pedaços de casca de árvore, sem ter as raízes sufocadas e necessitam de borrifos constantes por ocasião do surgimento e desenvolvimento de uma nova folha.

Preferem ambiente um pouco mais seco no surgimento das novas hastes florais, porém sem que descuidemos da umidade atmosférica. A Aerangis luteoalba é uma das menores espécies desse gênero, porém muito atrativa pelas suas longas hastes florais, abundantes em flores. Ela está distribuída desde Angola até a Etiópia, em altitudes que variam de 1250 a 2200 metros, embora não seja encontrada em larga escala.

As folhas são de cor verde escura e desaparecem sob a grande quantidade de flores. Freqüentemente apenas um par de folhas permanece na planta durante a sua floração. As flores são muito bonitas, de coloração creme ou esbranquiçadas em algumas variedades, com a coluna de cor avermelhada contrastante, o que lhe dá um charme especial. Suas flores não são perfumadas como a maioria daquelas de outras espécies.

Suporta uma grande variação de temperatura, porém sofre demais na falta de umidade atmosférica se não for compensada por borrifos freqüentes em suas folhas.

Fonte: http://www.plantasonya.com.br/orquideas-e-bromelias/aerangis-luteoalba.html