Flores

O que fazer ao seu jardim no Verão

Um jardim necessita de ser cuidado ao longo de todo o ano para estar sempre em ótimas condições, principalmente nos meses de maior calor. Saiba o que fazer ao seu jardim no verão e mantenha-o sempre fresco e saudável para que a beleza do seu espaço exterior nunca fique comprometida.

Com a chegada do verão, as pessoas têm tendência a passar mais tempo fora de casa, nomeadamente no seu jardim, uma vez que este é um dos locais mais frescos e aprazíveis da casa. Para passar momentos de qualidade com a família no seu jardim, é fundamental que nos meses mais quentes cumpra com os respetivos trabalhos de manutenção.

As tarefas de manutenção que devem ser realizadas no mês de junho (Hemisfério Norte) ou dezembro (Hemisfério Sul)

O verão é a estação do ano que sucede a primavera e antecede o outono. No Hemisfério Norte, o verão começa no dia 21 de junho e termina no dia 23 de setembro; no Hemisfério Sul, ele ocorre entre os dias 21 de dezembro a 20 de março. As temperaturas mais quentes que se fazem sentir no mês de junho (Hemisfério Norte) ou dezembro (Hemisfério Sul) permitem que os jardineiros dediquem mais tempo à realização das tarefas de manutenção de um jardim. Das mais importantes, destacam-se as seguintes:

Lançar novas sementes à terra

O mês de junho (Hemisfério Norte) ou dezembro (Hemisfério Sul) é o mês ideal para começar a plantar novas sementes no exterior da sua casa, como por exemplo num canteiro de flores, vasos ou varanda, transformando por completo a estética do seu espaço exterior. Os bolbos de dália e amarílis podem agora ser plantados, assim como a flox, tomilho e outras espécies que promovam o florescimento das plantas. É de realçar que a íris e a prímula também podem ser divididas e plantadas nesta altura.

Examinar o estado das roseiras

Nesta altura do ano, as roseiras podem começar a mostrar sinais de fraqueza ou doença e se esta situação se verificar, elas devem ser tratadas o quanto antes. Existem sprays e pesticidas específicos que são os mais adequados para lidar com o respetivo problema. Deve dirigir-se a um viveiro de plantas ou loja de jardins especializada para conhecer quais são os melhores produtos que deve adquirir. Tenha em mente que no mês de junho (Hemisfério Norte) ou dezembro (Hemisfério Sul) os pulgões encontram-se por toda a parte e, como tal, é também muito importante estar o mais bem prevenido contra a ação destes.

Fertilizar a terra das plantas

Para que as plantas do seu jardim cresçam de uma forma saudável e consistente, é necessário que o solo onde vão ficar esteja corretamente fertilizado. Pode utilizar todo o tipo de fertilizantes orgânicos para que a terra do jardim fique rica em nutrientes e o mais fértil possível.

Podar as árvores e os arbustos

A poda das árvores e dos arbustos é uma tarefa constante ao longo de todo o ano e no mês de junho (Hemisfério Norte) ou dezembro (Hemisfério Sul) a sua realização não é exceção. Assim sendo, as árvores e os arbustos devem estar com os seus ramos podados para que o seu jardim esteja sempre com uma ótima aparência.

Aumentar a plantação de arbustos

Se pretende aumentar a plantação de arbustos no seu jardim, como as azáleas ou rododendros, saiba que este mês é a altura ideal para o fazer. Basta cortar um ramo da variedade pretendida, plantá-lo num outro local do jardim ou num recipiente específico, fertilizá-lo e regá-lo de uma forma adequada.

Observar o crescimento de todas as plantas

Este é um dos passos mais importantes que deve ser realizado, pois é o momento de avaliar se os trabalhos realizados na primavera foram corretamente efetuados. Deve questionar-se se é necessário acrescentar alguma cor, sombra ou planta ao seu jardim e se as que estão plantadas são, de facto, as que melhores resultados apresentam.

As tarefas de manutenção que devem ser realizadas no mês de julho (Hemisfério Norte) ou janeiro (Hemisfério Sul)

No mês de julho (Hemisfério Norte) ou janeiro (Hemisfério Sul), os trabalhos de manutenção de um jardim são mais fáceis de ser realizados comparativamente com o mês de junho (Hemisfério Norte) ou dezembro (Hemisfério Sul), no entanto, exigem alguns cuidados que devem ser adotados. São eles:

Cuidar das plantas do jardim

No início de julho (Hemisfério Norte) ou janeiro (Hemisfério Sul), o florescimento dos arbustos e das flores atingem o seu auge ao mostrar os seus ramos e pétalas coloridas. Contudo, algumas plantas e arbustos tanto florescem como desaparecem logo em seguida e quando isso acontece é necessário podá-las e prepará-las para a próxima temporada.

Realizar a poda das plantas com regularidade

Durante este período, é fundamental realizar a poda das plantas do seu jardim, como as trepadeiras, as glicínias e, principalmente, as roseiras, para promover o crescimento de novas flores. Tenha em consideração que a remoção de folhas mortas, doentes ou amarelas poderá ser suficiente para eliminar qualquer tipo de problema que esteja a afetar uma determinada planta.

As tarefas de manutenção que devem ser realizadas no mês de agosto (Hemisfério Norte) ou fevereiro (Hemisfério Sul)

O mês de agosto (Hemisfério Norte) ou fevereiro (Hemisfério Sul) é um mês fantástico para se sentar e desfrutar do seu jardim. Dessa forma, é necessário realizar determinadas tarefas de manutenção para beneficiar de momentos de diversão e descontração únicos no seu espaço exterior. Dos trabalhos que devem ser realizados destacam-se os seguintes:

  • Regue com regularidade a relva do jardim. Tenha em atenção que nunca deve regar o seu relvado nas horas mais quentes do dia, uma vez que a luz solar é ampliada através da água e isso vai fazer com que ela funcione como um espelho, queimando o respetivo relvado.
  • Controle as pragas e doenças que possam afetar as plantas do seu jardim. No caso de encontrar alguma praga ou doença, deve observar detalhadamente em que tipo de solo se desenvolveram, quais foram as plantas que foram infetadas e quais os estragos causados. Ao recolher toda a informação sobre o aparecimento de uma praga ou doença estará a reunir toda a informação necessária para impedir que ela apareça novamente no futuro.
  • Cortar e secar flores e ervas, assim como recolher as mudas de sementes.
  • Propagar o cultivo de lírios e fertilizar a terra das roseiras e das dálias para que elas continuem a crescer corretamente e de uma forma sustentada.

Fonte: http://omeujardim.com/artigos/fazer-seu-jardim-verao