Flores

O que fazer ao seu jardim no Outono

O trabalho de um jardineiro nunca está completo, pois existem inúmeras tarefas de manutenção que devem ser realizadas ao longo do ano no cuidar de um jardim. Saiba o que fazer ao seu jardim no outono e comece a preparar o seu espaço exterior apropriadamente para que ele floresça de uma forma resplandecente na próxima primavera.

Tarefas de jardinagem para o mês de setembro (Hemisfério Norte) ou março (Hemisfério Sul)

É de extrema importância compreender que no Hemisfério Norte o outono tem início no dia 23 de setembro e termina no dia 22 de dezembro; no Hemisfério Sul, esta estação do ano inicia-se no dia 20 de março e termina no dia 20 de junho. Nesta época, muitos jardineiros pensam que o mês de setembro (Hemisfério Norte) ou março (Hemisfério Sul) é um mês de descanso e sem trabalhos significativos de jardinagem. No entanto, este é um dos meses mais importantes na manutenção de um jardim, pois os trabalhos que são realizados neste período vão determinar o aspeto do seu espaço exterior na próxima primavera. Dessa forma, é necessário realizar os trabalhos seguintes:

Colher as sementes das plantas clemátis

A clemátis é um género de planta trepadeira com uma floração decorativa que é muito utilizada no embelezamento de uma pérgola, alpendre ou varanda. Trata-se de uma planta que floresce nos meses mais quentes e, como tal, as suas sementes devem ser colhidas neste período para que a planta consiga sobreviver às condições climatéricas mais adversas que se fazem sentir nos meses mais frios.

Plantar sementes perenes resistentes

Este mês é o ideal para lançar à terra as sementes das plantas perenes resistentes, para que elas floresçam corretamente na estação da primavera. Tenha em atenção que esta altura é também a mais adequada para o cultivo de flores em bolbo como, por exemplo, as tulipas, os narcisos, a íris e os lírios. Ao realizar estas plantações, o seu jardim ficará belo e florido no início da próxima primavera.

Transplantar as plantas perenes macias

Se tiver plantas perenes macias no seu jardim, tenha em atenção que as deve transplantar para vasos ou recipientes específicos, uma vez que elas não conseguem aguentar as condições meteorológicas dos meses mais frios. Depois de as transplantar, deve armazená-las numa área mais quente como, por exemplo, numa cave ou barracão.

Preparar a terra de cultivo

Durante o mês de setembro (Hemisfério Norte) ou março (Hemisfério Sul) é muito importante começar a trabalhar a superfície do seu espaço exterior. É necessário revirar a terra de cultivo do seu jardim e fertilizá-la da maneira mais adequada para que, mais tarde, as plantas possam crescer de uma forma saudável. Uma boa terra de cultivo é aquela que está fertilizada, bem drenada e rica em nutrientes.

Cuidar dos arbustos e roseiras

Deve colocar teor de enxofre de potássio nos ramos dos arbustos e das roseiras para ajudá-las a sobreviver às temperaturas rigorosas que se farão sentir nos meses mais frios de inverno.

Lavar os utensílios de jardim

Depois de utilizar as ferramentas e utensílios do jardim, deve assegurar-se que eles ficam devidamente desinfetados, bastando para isso uma mistura de água e lixívia. Por outro lado, deve-os guardar imediatamente nos seus locais habituais para que, no futuro, quando forem novamente precisos, você saiba onde se encontram.

Tarefas de jardinagem para o mês de outubro (Hemisfério Norte) ou abril (Hemisfério Sul)

À medida que os meses ficam mais frios, mais difícil é a manutenção do seu espaço exterior. No entanto, isso não significa que não exista a necessidade de realizar qualquer tipo de tarefa. Das mais importantes, é fundamental ter conhecimento das seguintes:

  • Em outubro (Hemisfério Norte) ou abril (Hemisfério Sul), as únicas flores que têm a capacidade de sobreviver num jardim e resistir a condições climatéricas rigorosas são os crisântemos, as dálias e algumas variedades de plantas perenes resistentes.
  • Certifique-se de fertilizar corretamente a terra de cultivo do seu jardim para que as plantas desenvolvam uma maior resistência face às condições mais rígidas que se fazem sentir no inverno. Contudo, antes de adubar o solo, deve realizar todos os trabalhos relacionados com a poda das roseiras, árvores e arbustos.
  • Esta é a altura ideal para plantar ervilha doce (Lathyrus odoratus), miosótis (Não te esqueças de mim), campânula, amores-perfeitos, papoilas, entre outras variedades, para que o seu jardim adquira um aspeto único e deslumbrante.

Tarefas de jardinagem para o mês de novembro (Hemisfério Norte) ou maio (Hemisfério Sul)

Os trabalhos que são realizados no mês de novembro (Hemisfério Norte) ou maio (Hemisfério Sul) são de extrema importância para o aspeto do seu jardim no próximo ano. Dessa forma, deve realizar as tarefas seguintes:

  • Fertilize a área onde as azáleas e outros tipos de arbustos vão florescer. Ao fazê-lo estará a garantir as melhores condições para que estas plantas atinjam o seu auge nos meses mais quentes do ano, transformando por completo a estética da sua paisagem exterior.
  • Plante novos ramos de rosas e todo o tipo de arbustos no seu jardim. Ao fazê-lo estará a garantir uma maior diversidade e qualidade para o seu espaço exterior.
  • Faça o cultivo de plantas perenes em vasos e leve-os para um local com temperaturas amenas para que as plantas possam crescer de uma maneira saudável. Tenha em atenção que os vasos devem ficar armazenados numa garagem ou barracão com uma boa exposição solar.

Fonte: http://omeujardim.com/artigos/fazer-seu-jardim-outono