Flores

Como fazer pesticida orgânico em casa

Os pesticidas orgânicos ajudam a preservar a segurança e a integridade das suas plantas, sem ter de recorrer a produtos químicos perigosos. Saiba como fazer pesticida orgânico em casa e mantenha intacta a beleza das suas plantas e o bem-estar do seu jardim.

O que é um pesticida orgânico

O pesticida orgânico é um dos elementos obrigatórios que todos os jardineiros devem ter para cultivar e cuidar de um jardim. Trata-se de um composto específico que está livre de substâncias químicas nocivas e protege o crescimento das plantas de todo o tipo de insetos que vivem na terra ou nas respetivas flores e vegetais, incluindo vermes, ácaros e outros parasitas. Existem vários tipos de pesticidas orgânicos que estão à venda em viveiros e em lojas de jardins especializadas, no entanto, também pode fazer um pesticida orgânico sem ter de sair de casa.

Quais os materiais necessários para fazer um pesticida orgânico

Para fazer um pesticida orgânico em casa com sucesso, é necessário reunir os materiais seguintes:

  • Uma garrafa vazia e limpa
  • Um frasco pulverizador com bico de pulverização
  • Um liquidificador
  • Um funil
  • Um pano limpo
  • Uma panela, pote ou jarra com capacidade de 4 litros
  • Duas cebolas pequenas
  • Um pimento jalapeño
  • Um dente de alho
  • Um pedaço de sabão de limpeza

Como fazer um pesticida orgânico na prática

A preparação de um pesticida orgânico em sua casa é uma tarefa de fácil execução e pode ser feita por qualquer pessoa. Para o fazer corretamente, é necessário seguir os 6 passos seguintes:

1. Aquecer e preparar a água

Para começar a fazer um pesticida orgânico, é preciso colocar aproximadamente 4 litros de água a aquecer. Posteriormente, quando a água estiver bem quente, deve-a despejar numa panela, pote ou numa jarra específica.

2. Cortar os legumes

Depois de reunir todos os vegetais necessários para a realização de um pesticida orgânico, é necessário cortá-los em pequenos pedaços. Eles não precisam de ficar geometricamente cortados, pois não vão ser servidos em nenhuma refeição. Dessa forma, deve picar as duas cebolas, metade do alho e ¾ do pimento jalapeño. Estes ingredientes são fundamentais para a confeção de um pesticida orgânico, uma vez que matam os insetos nocivos que possam invadir um jardim.

3. Misturar todos os legumes e colocá-los em água

Assim que tiver cortado todos os legumes, deve misturá-los num liquidificador até ficar com um líquido sem grumos. Depois, deve verter o preparado pastoso na panela de água quente e deixar repousar durante aproximadamente 20 minutos. Esta “sopa” será a base de um pesticida orgânico e, nesta fase, os gostos e os odores serão muito fortes. Muitos jardineiros adicionam um ¼ de uma xícara de vinagre aos vegetais, pois consideram que o vinagre é o ingrediente ideal para tornar a superfície da terra das plantas mais ácida, impedindo a colocação de ovos por parte das pragas.

4. Filtrar os vegetais

Assim que os odores e os sabores dos vegetais se misturarem na água, o preparado necessita de ser filtrado para um jarro. Nesta altura, pode utilizar um funil e um pedaço de pano limpo para impedir a passagem dos vegetais e para fazer a respetiva filtragem. Também pode utilizar outro tipo de filtros, como o filtro do café, mas o pano oferece os melhores resultados. Tenha em atenção que o preparado que se acumula no pano de filtragem pode ser extraído para um jarro e o restante pode ser deitado fora ou colocado numa pilha de compostagem para fazer fertilizante orgânico.

5. Adicionar sabão de limpeza

Adicione um pedaço de sabão de limpeza ao preparado que foi filtrado. O sabão vai fazer com que as plantas fiquem com um sabor e um odor desagradável para os insetos e isso é uma mais-valia em termos da sua proteção. Contudo, deve adquirir um sabão feito à base de petróleo, perfumado, com corantes e biodegradável para ser mais amigo do ambiente. Ao seguir todos estes passos, conseguirá fazer um pesticida orgânico muito eficiente para combater todo o tipo de pragas e insetos que colocam em perigo a beleza das suas plantas.

6. Aplicar o pesticida orgânico

Utilize um funil para encher o frasco pulverizador com pesticida orgânico e tape-o com o respetivo bico de pulverização. O líquido restante deve ser armazenado num local fresco durante um período máximo de duas semanas. Caso seja necessário utilizá-lo novamente, basta agitar bem. Depois de encher o frasco pulverizador com pesticida orgânico, aplique-o sobre as plantas do seu jardim. Deve pulverizar o pesticida orgânico em todo o vegetal, incluindo o solo, o tronco e as folhas, de modo a que ele seja o mais eficaz possível. Tenha em atenção que o pesticida orgânico deve ser aplicado durante 3 ou 4 sessões e estas devem estar separadas umas das outras por um período de 4 ou 5 dias. Este é, sem dúvida, um dos melhores tratamentos para erradicar todo o tipo de pragas e insetos que prejudicam o crescimento das plantas do seu jardim.

Fonte: http://omeujardim.com/artigos/como-fazer-pesticida-organico-casa