Soja

FEMAGRI: Modelos de manejo integrado para café e soja são apresentados pela BASF

11/02/2014

Um dos maiores centros produtores de café do país, a cidade de Guaxupé recebe a 13ª edição da Feira de máquinas e implementos agrícolas (FEMAGRI), que será realizada a partir do tema “Infraestrutura adequada: reduzindo custos e agregando valor”, entre os dias 12 e 14 de Fevereiro.

Com mais de 80 anos de história e 11 mil cooperados, a Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) é a responsável pela a organização da feira, que apresentará as principais novidades aos produtores da região.

Durante o evento, a BASF exibirá aos cafeicultores presentes o Sistema AgCelence® Café, um modelo de manejo integrado composto pelo uso sequencial de três fungicidas, porém com objetivos distintos. O procedimento inicia logo após a colheita dos frutos, quando aparecem os primeiros sinais de doença. Nesta etapa é utilizado o fungicida Cantus®, que ajuda a garantir a proteção das folhas e ramos. Dando continuidade, no período de pré e pós florada são utilizados os fungicidas Cantus® e Comet®. A última etapa está relacionada à qualidade dos frutos e folhas com o uso do fungicida Opera®, que proporcionará, além do controle fitossanitário, maior quantidade e uniformidade de grãos cereja.

No evento, a BASF também apresentará o fungicida OrkestraTMSC. Trata-se do primeiro defensivo da ordem das Carboxamidas aprovado no Brasil para o combate à ferrugem asiática da soja. O produto obteve também registro para outras seis doenças: mancha-alvo (Corynespora cassiicola), mancha-parda (Septoria glycines), crestamento foliar (Cercospora kikuchii), oídio (Erysiphe diffusa), mela (Rhizoctonia solani) e antracnose (Colletotrichum truncatum).

OrkestraTMSC será apresentado de acordo com o modelo de manejo integrado. O produto fará parte do Sistema AgCelence® Soja que, além do controle fitossanitário das principais pragas iniciais e doenças – desde o tratamento de sementes com o fungicida e inseticida Standak® Top -, contribui para uma melhor transformação da água, luz e nutrientes em energia e grãos, melhorando a eficiência da planta e tornando-a mais produtiva em função do ingrediente ativo F500.

Já para a cultura do milho, a BASF apresentará os resultados do Sistema AgCelence® Milho, manejo que compreende os produtos inseticida e fungicida Standak Top e com o fungicida Abacus® HC. A aplicação dos produtos é recomendada para o manejo das principais pragas e doenças que atacam as sementes e plântulas do milho e doenças da parte aérea, pois Abacus® HC apresenta alta eficiência no controle das ferrugens (Puccinia sorghi e Puccinia polysora) e de phaeosphaeria (Phaeosphaeria-maydis), deixando as plantas mais saudáveis e produtivas, o que proporciona um maior rendimento de grãos e, consequentemente, maior lucratividade ao agricultor.

O estande da empresa também contará com a apresentação do herbicida Heat®, um produto multicultura destinado ao controle de importantes plantas daninhas de folhas largas, tendo como diferencial a velocidade de controle. O  herbicida é uma opção de combate à Buva, uma planta daninha que já se apresenta tolerante a alguns defensivos.

“Este evento é de grande importância para Cooxupé, a maior cooperativa de café do mundo, onde crescemos significativamente a cada ano. O evento conta com a participação de muitos produtores, e a BASF tem uma ótima  oportunidade de demonstrar todos os seus serviços e produtos para um público bastante interessado em tecnologia” disse Daniel Vieira, gerente de Cultivo Café da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para o Brasil.

Serviço
13ª Edição da FEMAGRI
Local: Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé
Endereço: Av. Vereador Nelson Elias, 1300 b – Bairro Japy
Período: 12 a 14 de Fevereiro de 2014
Site: https://www.cooxupe.com.br/femagri/index.php/femagri

Fonte: Agrolink