Café

Fase nacional do concurso de qualidade para cafés naturais terá 71 lotes

Das 136 amostras inscritas na pré-seleção do inédito concurso de qualidade para cafés naturais do Brasil Cup of Excellence – Natural Late Harvest, 71 obtiveram nota superior a 84 pontos (escala de 0 a 100) e se classificaram para a fase nacional do certame. A avaliação dos cafés – com base em tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e principalmente qualidade de bebida – ocorreu nos laboratórios do Centro de Excelência do Café do Sul de Minas (CEC – Sul de Minas), em Machado (MG), no período de 12 a 16 de dezembro.

De acordo com a apuração, o Estado com maior número de lotes aprovados para a próxima etapa do concurso foi Minas Gerais, com representatividade de 91,55% (65 amostras) do total. São Paulo, com quatro amostras (2,94%), e Paraná, com dois lotes (1,47%), também terão representantes. A relação, em ordem alfabética, dos produtores que tiveram seus lotes classificados pode ser acessada no site da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês – http://bsca.com.br/pdf/coe-late2011_pre_selecao.pdf).

Na fase nacional, os lotes pré-selecionados irão à prova no período de 16 a 20 de janeiro de 2012, com o anúncio do resultado previsto para o dia 21 do mesmo mês. Essas amostras passarão, entre os dias 23 e 27 do primeiro mês do ano que vem, pelo crivo da comissão julgadora internacional, que fará o anúncio, neste último dia, dos vencedores que participarão do leilão Cup of Excellence, a ser realizado em 14 de março de 2012.

O primeiro concurso de qualidade para cafés naturais do Brasil é promovido pela BSCA em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE). O concurso conta com o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), do Centro de Excelência do Café do Sul de Minas, do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), do Conselho Nacional do Café (CNC) e da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha (Minasul), que também patrocina o evento. A auditoria está a cargo da IMO Control do Brasil.

Paulo A. C. Kawasaki
Assessoria de Comunicação
(61) 2109-1637
ascom@bsca.com.br

Fonte: http://www.grupocultivar.com.br/site/content/noticias/?q=24463#24463