Falta de chuva provoca formação desuniforme de grãos da soja na região

25/02/2014

As lavouras de soja de Ijuí apresentam formação de grãos de maneira bastante desuniformes, especialmente nas regiões onde falta mais chuva. Nesse quadro entre a região Norte de Ijuí, por exemplo, distritos de Mauá, Santana e Floresta.

Segundo o responsável pelo escritório municipal da Emater de Ijuí, Edewin Bernich, muitas vagens da oleaginosa estão se formando com várias falhas de grãos. Por isso, ele alerta que para ter análise mais exata de perdas na soja é necessário abrir as vagens, visto que visualmente pode ter muitas vagens, mas com má formação de grãos.

Por outro lado, Edewin Bernich frisa que nos últimos dias apareceram muitos percevejos na soja, o que exige cuidado especial dos produtores. Nesse sentido, Bernich pede que os agricultores busquem orientações técnicas sobre a necessidade ou não de aplicar defensivos. No geral, se houver quatro percevejos por metro é recomendado aplicar controle com produtos. O percevejo suga a seiva da soja e da vagem, o que resulta em redução no rendimento.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí