Soja

Faeg/Senar realiza abertura nacional da colheita de soja em Rio Verde

16/01/13 – 16:38
A abertura oficial da colheita da soja no Brasil será em Rio Verde, Sudoeste de Goiás, no próximo dia 25 de janeiro, na fazenda Abóbora, GO 174, km 04, sentido Rio Verde para Caçu, às 10 horas. O evento é uma realização do Sistema Faeg/Senar, com parceria do Sindicato Rural de Rio Verde e Canal Rural e contará com a presença de diversas autoridades.

O País começa a temporada agrícola beneficiando-se da quebra produtiva registrada em países como os Estados Unidos – gigante da produção mundial. Preços da commodity em alta e a perspectiva de se ofertar a maior colheita de soja na história fazem os trabalhos no campo ganharem impulso.

A soja é o destaque da safra 2012/13 tanto no Brasil como em Goiás. Segundo estimativas do setor, a cultura é a que mais deve crescer este ano, se tornando a principal atividade agrícola do País. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil deve colher 82 milhões de toneladas da oleaginosa, um acréscimo de 16 milhões de toneladas em relação à safra passada.

O estado de Goiás é o quarto maior produtor de soja do País e deve colher nove milhões de toneladas da oleaginosa, 10% a mais que no ciclo passado. A soja foi o grão que apresentou maior crescimento de área no Brasil, serão semeados 27,3 milhões de hectares, uma variação de 5% acima da safra anterior, quando foram cultivados 25,04 milhões de hectares, no País.

Abertura da colheita da soja no Brasil
Local: Fazenda Abóbora, Rio Verde, GO 174
Data: 25/01/2013
Horas: 10 horas

Fonte:  FAEG – Federação da Agricultura do Estado de Goiás